Eleições 06/07/2025 09:27
Trump aponta seu candidato ideal para derrotar Lula em 2026
A administração de Donald Trump, que espera o retorno à Casa Branca em 2025, acredita que Lula será derrotado nas eleições presidenciais de 2026, talvez até no primeiro turno, segundo interlocutores de Washington.
E o nome favorito da direita americana para a disputa é Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
O deputado licenciado, atualmente vivendo nos Estados Unidos, tem sido presença frequente em ambientes do Executivo e Legislativo norte-americano, onde manteém articulações que reforçam seu alinhamento à política externa da administração Trump, inclusive em temas como relações bilaterais, geopolítica e sanções contra Alexandre de Moraes (STF).
Nesta quarta-feira (25), a Casa Branca tomou conhecimento de uma pesquisa que coloca Lula com 41,6% e Eduardo Bolsonaro com 39,1% das intenções de voto para 2026, um empate técnico que surpreendeu setores diplomáticos dos EUA.
Para o entorno de Eduardo, os números comprovam que ele é um nome competitivo para a próxima corrida presidencial. A expectativa é que a simpatia do governo Trump se traduza em apoio efetivo à sua candidatura.
Apesar do favoritismo declarado, a Casa Branca adota postura cautelosa em relação às eleições brasileiras. Interlocutores em Washington reconhecem que uma interferência externa, mesmo retórica, poderia fortalecer Lula politicamente, provocando um efeito reverso nas urnas.
Assim, embora já tenha um preferido para a disputa de 2026, o governo Trump pretende medir cuidadosamente cada passo, evitando a exposição direta de sua aposta.
Descrição Jornalista
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49