Eventos 04/07/2025 20:27
Festival Goiamum Audiovisual exibe 58 filmes com programação gratuita e atividades paralelas
Prepare-se para uma semana imersiva no melhor do cinema nacional! De 07 a 12 de julho, a capital potiguar se transforma no epicentro do audiovisual brasileiro com a 11ª edição do Festival Goiamum Audiovisual, sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Com projeção em 4K e som de alta qualidade, o festival vai transformar o auditório da Reitoria da UFRN em uma verdadeira sala de cinema, equipada com uma tela de 7×5 metros.
Este ano, o festival celebra um marco histórico: pela primeira vez, o Goiamum apresenta uma Mostra Competitiva de Longas-Metragens. De um total de 108 produções inscritas de todo o país, quatro filmes foram cuidadosamente selecionados para traduzir a força narrativa e a diversidade estética do cinema brasileiro contemporâneo.
Na noite de abertura, dia 07 de julho, será exibido o documentário “Criaturas da Mente”, do diretor pernambucano Marcelo Gomes. O filme, que será exibido pela primeira vez na capital potiguar, contará com a presença do personagem principal, o neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro, que participará de um debate depois da sessão com mediação do crítico de cinema Vitor Búrigo.
Além dos longas, a programação de 2025 traz uma seleção oficial de 12 curtas-metragens em competição, que foram selecionadas entre 795 obras inscritas. A lista apresenta títulos de oito estados brasileiros, sendo quatro potiguares. Essas produções prometem emocionar, provocar e celebrar a pluralidade do cinema nacional.
Além disso, um programa especial de curtas também será exibido na programação, fora de competição, com obras que se destacaram nos principais festivais de cinema do Brasil e do mundo.
Outro destaque da programação é a Mostra Horizontes com obras de realizadores e realizadoras potiguares em início de trajetória.
A seleção, com seis títulos, propõe um mosaico de diferentes territórios do Rio Grande do Norte. São filmes de Mossoró, São Miguel do Gostoso, Natal, Katu (Canguaretama/Goianinha) e Portalegre, cada um abrindo frestas para imaginar outros futuros possíveis. Além disso, debates, oficinas, seminário e roda de conversa completam a programação imperdível e gratuita.
A curadoria de longas-metragens foi formada por: Vivi Pistache, pesquisadora, roteirista, curadora e crítica de cinema; e Vitor Búrigo, crítico de cinema e editor-chefe do site CineVitor.
Para os curtas-metragens, o time de curadores foi formado por: Bárbara Cariry, cineasta e produtora; Diego Benevides, jornalista, pesquisador, crítico e curador de cinema; e Kel Gomes, jornalista, pesquisadora e crítica de cinema.
“Para esta nova edição do Goiamum, encontramos um recorte contemporâneo da rica produção audiovisual no Brasil. Pensamos em uma curadoria diversa que destaca a potente evolução da produção brasileira o impacto que estes filmes tiveram em plateias do mundo todo, a forma como dialogam com o público e a força que carregam em suas narrativas, que proporcionam diversas discussões”, disse Vitor Búrigo, coordenador de curadoria.
Para alcançar crianças da educação básica da rede pública da cidade, o Goiamum preparou também uma curadoria de filmes infantis para as manhãs dos dias 8 e 9 de julho. A Mostra Infantil é composta por curtas-metragens de animação que fazem parte do acervo do Dia Internacional da Animação de 2024.
Outro grande diferencial da 11ª edição será a participação de cerca de 50 convidados, sendo 25 de outros estados e 25 de Natal. Entre eles, estarão curadores, produtores, realizadores, atores, atrizes, organizadores de festivais de cinema do RN e de outras regiões, além de pesquisadores, críticos de cinema e a equipe de cobertura do Canal Brasil.
“Estamos entusiasmados com uma edição que será um marco para o Festival e que destaca a riqueza e a pluralidade da produção cinematográfica nacional. Significa muito para nós estarmos alinhados ao que há de melhor do audiovisual da atualidade e proporcionarmos ao público o acesso a esse panorama, filmes que merecem ser vistos e debatidos”, afirma Keila Sena, diretora geral do festival.
A grande novidade que promete encerrar o festival com chave de ouro é a noite de 12 de julho. Além da tradicional cerimônia de premiação e encerramento, o público será presenteado com uma sessão especial do filme “Macaléia” e um show imperdível de Jards Macalé! Uma oportunidade única de celebrar o cinema e a música em uma mesma noite.
Outras duas sessões especiais marcam a 11ª edição do Goiamum. A exibição do longa-metragem “Filhos do Mangue”, de Eliane Caffé, vencedor de dois kikitos no Festival de Gramado do ano passado e que foi rodado integralmente no Rio Grande do Norte com participação de moradores e pescadores de Barra do Cunhaú, do Povo Potiguara Katu, da AOCA e de artistas locais de Natal, entre eles, Titina Medeiros.
E o documentário pernambucano “Filhas da Noite”, de Henrique Arruda e Sylara Silvério, vencedor do prêmio de melhor filme da mostra Mostra Caleidoscópio do Festival de Brasília; o filme acompanha seis performers veteranas da cena noturna recifense que, convocadas por um globo espelhado, tão extinto das pistas quanto suas próprias noites de glória, revisitam suas histórias e memórias diante das câmeras.
Em parceria com a Academia Brasileira de Cinema, o Festival Goiamum realizará também a Mostra Prêmio Grande Otelo com uma curadoria de quinze filmes que reúne os indicados a melhor longa-metragem de ficção, melhor longa-metragem de comédia e melhor longa-metragem documental.
A lista traz filmes aclamados, como: Ainda Estou Aqui, de Walter Salles; Baby, de Marcelo Caetano; Motel Destino, de Karim Aïnouz; O Auto da Compadecida 2, de Flávia Lacerda e Guel Arraes; O Dia que te Conheci, de André Novais Oliveira; 3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado, entre outros.
O Festival Goiamum Audiovisual é realizado através da Lei Paulo Gustavo, Governo do Rio Grande do Norte, Secretaria de Estado da Cultura, Fundação José Augusto, Fundação Capitania das Artes, Prefeitura do Natal, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Com produção da Casa de Produção, Bobox Produções e Nuvem Film House, em parceria com UFRN, PROEX, DECOM e Utopia Filmes. Apoiadores: Deputada Federal Natália Bonavides, Deputado Federal Fernando Mineiro, Deputada Estadual Divaneide Basílio, Deputada Estadual Isolda, Vereadora Brisa Bracchi, Canal Brasil, ACCIRN, Visite o Rio Grande do Norte, Casa de Zoé, RN Projetores, Praieira Filmes, Mostra 2025 Prêmio Grande Otelo e Dia Internacional da Animação.
Conheça os filmes selecionados para as mostras competitivas:
LONGA GOIAMUM
A Melhor Mãe do Mundo, de Anna Muylaert (SP)
Salomé, de André Antônio (PE)
Sem Vergonha, de Rafael Saar (RJ)
Tijolo por Tijolo, de Victoria Álvares e Quentin Delaroche (PE)
CURTA GOIAMUM
Americana, de Agarb Braga (PA)
Arame Farpado, de Gustavo de Carvalho (SP)
Junho de 2002, de Tainá Lima (MG)
Liberdade Sem Conduta, de Dênia Cruz (RN)
Medo de Cachorro, de Ítalo Tapajós (RN)
Minha Câmera é Minha Flecha!, de Natália Tupi e Guilherme Fascina (SP)
Peixe Morto, de João Fontenele (CE)
Praia das Artistas, de Rosy Nascimento (RN)
Pupá, de Osani (RN)
Seco, de Stefano Volp (RJ)
Tapando Buracos, de Pally e Laura Fragoso (AL)
Videocarta para o Futuro, de Dheik Praia (AM)
Confira programação completa:
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL GOIAMUM AUDIOVISUAL
DE 07 A 12 DE JULHO NA UFRN
SEGUNDA – 07/07/2025
10h às 11h30 – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
12h às 13h30 – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
14h às 15h30 – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
16h às 18h – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
19h às 23h – Abertura 11ed. Goiamum Audiovisual /Auditório Reitoria
Homenagem Augusto Lula; Sessão especial; Criaturas da Mente; Bate-papo com Sidarta Ribeiro / Mediação Vitor Búrigo
TERÇA-FEIRA – 08/07/2025
8h às 10h – Mostra Infantil / Auditório da Reitoria
9h às 12h – Oficina de Continuidade, com Fernanda Luz (RJ) Decom Sala 01
10h às 11h30 – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
12h às 13h30 – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
14h às 15h30 – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
14h30 às 17h30 – Seminário Cidade Cinema / Auditório da Reitoria
Apresentação dos projetos + bate papo: Cinema Rio Grande em Natal (1949-1991), por Thainá Morais, e “Filmes de Bairro – cinema, cineclubes e cinéfilos da Cidade Alta natalense”, por Alexis Peixoto. Mediação: José Clewton do Nascimento (DARQ/UFRN)
Mesa: Por uma cultura cinematográfica democrática: A importância de salas públicas de cinema para Natal e para o RN Convidados: Danielle Brito (Funcarte) + Mary Land Brito (Secult/RN) + Lisabete Coradini (Navis-CCHLA/UFRN) Mediação: Babi Baracho (Caboré Filmes)
15h às 16h – Mostra Acessível / Auditório DECOM
16h às 18h – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
19h às 20h – Mostra competitiva Curta Goiamum / Auditório Reitoria
20h às 22h – Mostra Competitiva de Longas / Auditório Reitoria
QUARTA-FEIRA – 09/07/2025
8h às 10h – Mostra Infantil / Auditória da Reitoria
9h às 12h – Oficina de Continuidade, com Fernanda Luz (RJ) Decom – Sala 01
10h às 13h30 – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
11h Debate com Realizadores / Auditório DECOM
12h às 13h30 – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
14h às 15h30 – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
15h às 16h30 – Roda de Conversa: A representatividade dos atores e atrizes nordestinos & potiguares no audiovisual brasileiro – desafios e oportunidades / Auditório da Reitoria – Convidados: Priscila Vilela, Kaiony Venâncio, Múcia Teixeira, Vênus de Morais e César Ferrario Mediação: Arlindo Bezerra (Bobox Produções)
15h às 16h – Mostra Acessível / Auditório DECOM
16h às 18h – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
19h às 20h – Mostra competitiva Curta Goiamum / Auditório Reitoria
20h às 22h – Mostra Competitiva de Longas / Auditório Reitoria
QUINTA-FEIRA – 10/07/2025
9h às 12h – Oficina de Continuidade, com Fernanda Luz (RJ) Decom – Sala 01
10h às 13h30 – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
11h – Debate com Realizadores / Auditório DECOM
12h às 13h30 – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
14h às 15h30 – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
15h às 16h – Painel: Fórum dos Festivais: apresentação, perspectivas e Desafios Auditório DECOM / Convidados Marcio Blanco (Fórum dos Festivais)
16h às 18h – Mostra Prêmio Grande Otelo / Auditório Ágora
19h às 20h – Mostra competitiva Curta Goiamum / Auditório Reitoria
20h às 22h – Mostra Competitiva de Longas / Auditório Reitoria
SEXTA-FEIRA – 11/07/2025
9h às 12h – Oficina de Continuidade, com Fernanda Luz (RJ) Decom Sala 01
11h – Debate com Realizadores / Auditório DECOM
14h às 15h30 – Programa Especial – Curtas / Auditório da Reitoria
16h às 17h30 – Mostra Horizontes – Auditório da Reitoria
19h às 20h – Mostra competitiva Curta Goiamum / Auditório Reitoria
20h às 22h – Mostra Competitiva de Longas / Auditório Reitoria
SÁBADO – 12/07/2025
11h – Debate com Realizadores / Auditório DECOM
14h – Sessão Especial Filhos do Mangue / Auditório da Reitoria
16h45 – Sessão Especial Filhas da Noite / Auditório da Reitoria
19h30 às 23h – Cerimônia de Premiação e Encerramento / Auditório da Reitoria – Premiação – Mostras Competitivas / Sessão Especial Macaléia – Encerramento – Show de Jards Macalé.
Fonte e foto: Assessoria
Descrição Jornalista
Mulheres lidam melhor com a raiva conforme envelhecem, indica estudo
04/07/2025 19:43
Esponja transforma água salgada em água doce em 6 horas
04/07/2025 15:32
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49