Uncategorized 03/07/2025 04:49
Reunião na Governadoria alinha estratégias para implantação da Escola Nacional de Turismo no RN
Com foco no fortalecimento das políticas públicas de qualificação e desenvolvimento do setor turístico, o Governo do Rio Grande do Norte promoveu, na tarde desta quarta-feira (3), uma reunião estratégica na sede da Governadoria, em Natal.
O encontro teve como objetivo alinhar e consolidar os detalhes do plano de trabalho já enviado ao Ministério do Turismo (MTur), visando à implantação da Escola Nacional de Turismo no RN.
A proposta integra uma política nacional coordenada pelo MTur, que prevê a criação de uma unidade da escola em cada estado brasileiro, com foco na capacitação profissional de trabalhadores do setor. No caso do Rio Grande do Norte, o projeto será distribuído em 11 cursos profissionalizantes, com execução em cinco polos regionais: Natal, Mossoró, Canguaretama, João Câmara e Currais Novos.
Participaram da reunião a governadora Fátima Bezerra, a secretária de Turismo Marina Marinho, representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), da FUNCERN (Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN) e da equipe técnica responsável pela elaboração do plano.
“O turismo é uma das principais forças econômicas do nosso estado, e não existe turismo forte sem gente preparada, valorizada e incluída. Essa reunião é mais um passo importante no nosso compromisso de levar educação, qualificação e oportunidade para todo o Rio Grande do Norte. A Escola Nacional de Turismo é uma política de inclusão e desenvolvimento regional que precisa sair do papel com o protagonismo do nosso estado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante o encontro.
Com um investimento previsto de R$ 7,5 milhões, a proposta potiguar aposta em um modelo de descentralização que garante capilaridade e inclusão.
O plano prevê que parte dos recursos seja executada por meio da FUNCERN, enquanto outra parte será descentralizada diretamente ao IFRN, responsável pela coordenação pedagógica e formativa.
O reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, disse que o projeto pode atender mais de 4 mil estudantes ao longo dos anos.
“E o mais importante é uma capacitação gratuita, pois temos um passivo muito grande na formação na área do turismo. E a nossa perspectiva é que a gente tem que reverter minimamente esse histórico negativo. Então, Governo do Estado, Governo Federal, IFRN podem assumir protagonismo histórico na formação profissional”, disse.
A secretária de Turismo do RN, Marina Marinho, destacou que a reunião representa a articulação necessária para que o projeto ganhe força política e institucional junto ao Governo Federal:
“Essa construção coletiva mostra o compromisso do RN com um turismo mais qualificado e inclusivo. Estamos unidos para transformar essa proposta em realidade e fazer com que o nosso estado seja referência nacional na formação de profissionais do setor. A reunião de hoje marca a união de forças para consolidar essa política estruturante.”
Durante a apresentação técnica, o professor Carlos Eduardo Freire, representante do IFRN, reforçou a importância do papel das instituições de ensino públicas na promoção de políticas sociais de alcance regional.
“A expertise do IFRN em educação profissional será um diferencial para garantir cursos com qualidade, aplicabilidade prática e foco em resultados. Essa proposta não é apenas sobre capacitar, mas sobre transformar realidades por meio da educação”, destacou.
A Escola Nacional de Turismo pretende atender prioritariamente trabalhadores e trabalhadoras do setor turístico, além de jovens em situação de vulnerabilidade que desejam ingressar no mercado. Todos os cursos serão gratuitos e contarão com auxílio financeiro aos matriculados, promovendo inclusão, permanência e mobilidade social.
A reunião na Governadoria reforça o compromisso do Governo do Estado em dialogar com as instituições e consolidar parcerias estratégicas para garantir que o Rio Grande do Norte esteja entre os primeiros estados a concretizar essa importante iniciativa do Ministério do Turismo.
Fonte e foto: Assessoria
Descrição Jornalista
Brasileiros não ligam muito para IA no celular, diz pesquisa
03/07/2025 18:35
Como pesadelos frequentes podem encurtar sua vida em alguns anos
03/07/2025 15:30
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49