Futebol 02/07/2025 13:22
Quem chega, quem sai e quem fica: Botafogo tem diferentes missões na volta dos EUA
A Copa do Mundo de Clubes acabou para o Botafogo e o time se reapresenta somente na próxima segunda-feira (7). Antes disso, porém, a diretoria terá missões para resolver, algumas delas mais urgentes.
A volta dos Estados Unidos será pautada, principalmente, pela busca de um novo treinador para substituir Renato Paiva – processo seletivo que será tocado por John Textor.
Além disso, há as definições de possíveis vendas de jogadores, busca por reposições e ainda aqueles que devem deixar o clube por empréstimo.
Quem chega?
A lacuna mais evidente no Botafogo hoje é a do treinador, visto que Renato Paiva foi demitido no último domingo. Definir o comandante para o restante da temporada 2025 é uma das grandes missões no Alvinegro, mas o clube ainda não traça prazos para contar com um novo nome.
Tratando-se do elenco, a contratação de um ponta-direita é um desejo já conhecido da diretoria do Botafogo. Esta foi uma pendência que permaneceu após a janela excepcional de contratações para a Copa do Mundo de Clubes – o clube contratou o goleiro Christian Loor, o zagueiro Kaio Pantaleão, o meia Álvaro Montoro e os atacantes Arthur Cabral e Joaquín Correa.
Eventuais saídas de jogadores também podem fazer o Botafogo reordenar as prioridades e buscar reposições imediatas para as peças.
Antes mesmo do torneio mundial, as saídas do zagueiro Jair e do lateral-esquerdo Cuiabano já eram pauta no Botafogo. Os dois são objetos de interesse do Nottingham Forest, da Inglaterra, mas o negócio ainda não foi concretizado.
Com foco total na competição nas últimas três semanas, a ideia é que as transações recebessem atenção na volta ao Brasil. Os ingleses têm pressa para a definição e já contam com calendário de jogos amistosos de pré-temporada, com o primeiro no dia 12 de julho. Internamente se sabe que haverá sondagens e propostas por outros jogadores também.
Vitor Roque, do Palmeiras, e Jair, do Botafogo, em disputa de bola nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes — Foto: Cesar Greco/Palmeiras
À medida que jogadores novos são contratados, outros passam a não fazer mais parte dos planos. Com os cinco reforços da janela excepcional para a Copa de Clubes, o Alvinegro levou 31 jogadores para a viagem dos Estados Unidos, mas alguns do elenco principal ficaram fora da lista.
Casos do volante Patrick de Paula, do atacante Elias Manoel e do atacante Jeffinho – esse último em recuperação de uma artroscopia no joelho. Elias chegou a receber sondagens, mas ainda não há definição sobre seu futuro, se fica ou se pode sair.
O destino do meio-campista também pode ser fora do Nilton Santos, a exemplo de 2024, quando foi emprestado para o Criciúma no meio da temporada. “PK” fez seis jogos do Brasileirão até agora, mas ficou fora dos relacionados do duelo diante do Ceará, o último antes da viagem para os Estados Unidos. Vale lembrar que atletas que não completaram sete jogos na competição podem se transferir para outra equipe da Série A.
No jogo contra o Capital- DF, Patrick de Paula voltou a ser titular do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo
Descrição Jornalista
A guerra virtual entre Donald Trump e Elon Musk
02/07/2025 20:07
‘Se eu não for ao Supremo, não governo o país’, diz Lula sobre IOF
02/07/2025 16:32
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49