Comportamento 27/05/2025 16:30
Atenção: Reclamar faz cérebro adoecer, mas pensamentos positivos reequilibram a mente; pesquisas
Sabia que reclamar de tudo faz o cérebro adoecer? A ciência mostra que pensamentos negativos, pessimistas, refletem no organismo, como um todo e levam a doenças. E para equilibrar o corpo e a mente, a saída é afastar essa raiva e criar focos positivos.
O Só Notícia Boa reuniu pesquisas que mostram o poder nefasto de reclamar e o poder reconstrutivo dos pensamentos positivos.
Sobre reclamar: além de fazer mal às pessoas que estão à sua volta, a reclamação excessiva pode levar a uma redução dos neurotransmissores essenciais para o bem-estar. Isso pode gerar estresse, ansiedade, sensação de impotência e fadiga mental, questões de saúde mental.
Um estudo da pesquisadora Lisa R. Yanek, especialista em saúde pública da Universidade Johns Hopkins, mostra que emoções negativas podem enfraquecer a resposta imunológica.
Segundo ela, está claro, no entanto, que há uma forte ligação entre “positividade” e saúde, inclusive nos números sobre os casos de traumatismo cranioencefálico, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e tumores cerebrais.
Estudos científicos mostram que as sinapses – pontos de comunicação entre os neurônios, nos quais há a transmissão de impulsos nervosos – disparam juntas e permanecem unidas. Dessa forma, o cérebro é fortalecido e as conexões nervosas do corpo também.
O coração agradece
Recentemente foi descoberto que pessoas com histórico familiar de doença cardíaca, que eram mais positivas, tinham um terço menos probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares, em comparação aos que mantêm “perspectiva mais negativa”. O estudo foi coordenado por Lisa R. Yanek, especialista em saúde pública da Johns Hopkins.
No estudo, Lisa afirma que a principal suspeita dos cientistas é que pessoas mais positivas, que pensam em coisas boas e enxergam o lado bom das situações, podem estar mais protegidas contra os danos inflamatórios provocados pelo estresse.
Um aspecto observado é que a positividade ajuda na tomada de decisões porque mantém a pessoa equilibrada e a mente mais saudável. Isso interfere, inclusive, nos objetivos a longo prazo.
Sorrir faz bem para mente e o corpo
Um estudo da Universidade do Kansas descobriu que sorrir diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial em situações estressantes.
Apenas, por alguns minutos por dia, substituir o bater dos pés na fila ou a irritação com um sorrisos já faz bem.
Em caso de uma situação de estresse, diz o estudo, procure algo positivo. Está no trânsito e tem engarrafamento, busque ouvir música ou mesmo o noticiário.
Aspectos para melhorar o bem-estar
Nos Estados Unidos, um grupo que reúne especialistas em saúde mental listou os cinco aspectos fundamentais para manter o bem-estar da mente. Não é nada complexo, muito pelo contrário. O primeiro é afastar a raiva, e se esforçar para substituir esse sentimento ruim por atitudes positivas.
Comece pela resolução de problemas. Tome decisões, sem protelar, é um caminho. Enquanto a gente aguarda que os problemas desapareçam ou se resolvam sozinhos, a angústia e o incômodo tomam conta da mente.
Daí, a necessidade de agir para ser feliz, não adoecer, e manter o cérebro numa energia positiva com pensamentos na mesma vibração, de tal forma que todos os pontos do organismo se reequilibrem.
5 passos para melhorar saúde mental
Bons relacionamentos são importantes para o seu bem-estar mental porque ajudam a construir um senso de pertencimento e autoestima, a e compartilhar experiências positivas.
Só isso contribui para o suporte emocional e permitem o apoio mútuo, além do fortalecimento de relacionamentos mais fortes e próximos. Um simples encontro com amigos já pode ser suficiente.
Quando se está fisicamente ativo, há mudanças químicas no seu cérebro que podem ajudar a mudar positivamente o humor. Isso vale, inclusive, para pessoas com mobilidade reduzida. O que importa é a forma como você se movimenta.
Pesquisas mostram que aprender novas habilidades também pode melhorar seu bem-estar mental porque aumenta a autoconfiança, elevando a autoestima. Ajuda a construir um senso de propósito e a conexão com as pessoas.
É a descoberta de uma receita gostosa, de um jogo ou mesmo plantar uma flora. Nada muito complexo, somente o construir.
Os estudos comprovam que atos de doação e gentileza podem ajudar a melhorar seu bem-estar mental porque criam sentimentos positivos e uma sensação de recompensa, por meio da sensação de propósito e autoestima.
Viver plenamente o momento atual, sem vincular a felicidade e a realização ao futuro, é fundamental para estar bem. Há quem defina esse comportamento como consciência de “atenção plena”. A atenção plena pode ajudar você a aproveitar mais a vida e a se entender melhor. Só isso ajuda a mudar positivamente a maneira como você se sente em relação à vida e como encara os desafios.
Descrição Jornalista
China lança carro elétrico que não precisa de recarga
28/05/2025 18:14
Descontos indevidos do INSS serão ressarcidos até 31 de dezembro
28/05/2025 13:52
O que mais incomodou ministros do STF sobre sanções a Moraes
28/05/2025 12:45
Câmara aprova urgência do PL que classifica facções como terrorismo
28/05/2025 11:26