Eventos 22/05/2025 07:50

Congresso da Liga reunirá em junho mais de 3 mil participantes para debater temas como gestão, medicina de precisão, inovação e engenharia hospitalar

O futuro da Saúde e da medicina oncológica será discutido em Natal nos dias 05, 06 e 07 de junho, durante o 8º Congresso da Liga Contra o Câncer, no Centro de Convenções.
O evento, organizado por esta que é uma das maiores instituições de saúde oncológica do Norte/Nordeste, reunirá mais de três mil pessoas entre especialistas, profissionais de saúde e de áreas correlatas como gestão, engenharia, pesquisadores, pacientes, cuidadores e membros de instituições comprometidas com o enfrentamento ao câncer.
Serão mais de 280 palestrantes e mais de 50 expositores focados em quatro grandes eixos temáticos que atuam como pilares da transformação na saúde: Educação, Acesso, Gestão e Precisão em Saúde.
Onze espaços físicos terão dez programações simultâneas como palestras e simpósios com a participação de grandes nomes da área da saúde, gestão e inovação, o que classifica o evento como o maior na área de saúde do Rio Grande do Norte e um dos cinco maiores do Norte/Nordeste.
“Este é um evento de grande magnitude cujo impacto ultrapassa as fronteiras regionais. O Congresso da Liga Contra o Câncer tem se consolidado no cenário nacional da oncologia, reunindo especialistas de diversas partes do Brasil para discutir temas atuais, com aplicabilidade tanto no contexto brasileiro quanto internacional”, avalia a presidente do Congresso, Patrícia Pascoto, gerente de Pesquisa Clínica da Liga.
Tendências em oncologia
As principais atualizações apresentadas pelo Congresso focam nas terapias de maior benefício para os pacientes, conectadas com os custos para os sistemas público e privado.
Como o acesso a serviços de Saúde de qualidade ainda é um desafio no Brasil, o evento discutirá como aliar tais terapias a políticas públicas para garantir que todos os pacientes – independentemente da região ou condição socioeconômica – possam acessá-las.
Assim, está programada uma reunião com gestores e autoridades estaduais e municipais, advogados e promotores ligados à saúde, a fim de discutir questões como judicialização na saúde.
Chama atenção a presença de uma arena totalmente dedicada à inovação, com valor agregado na área de IA (Inteligência Artificial), “conhecimento indispensável ao profissional de saúde e ainda pouco acessível”, avalia o médico Edilmar Moura, diretor-geral do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga (IEPI).
A arena será palco de startups já incubadas pela Liga e que se tornaram fonte de crescimento e rentabilidade da área da saúde.
Outros destaques serão a Medicina de Precisão, que adapta as intervenções de acordo com as características de cada paciente, e a Saúde Baseada em Valor o que, na gestão, visa otimizar a qualidade dos serviços e resultados clínicos e reduzir custos.
Nesse âmbito, Heitor Bastos, especialista em Vendas Clínicas, abordará a inovação e o impacto da medicina personalizada na saúde e na indústria. “Toda a programação do evento mescla conteúdo multiprofissional, atualizado e de extrema relevância às práticas de Saúde”, completa Dr. Edilmar.
Deverá ser concorrida, também, a palestra de Renata Sandoval, especialista em medicina de precisão e oncogeneticista do Hospital Sírio Libanês e do Hospital da Criança José Alencar, sobre como a tecnologia revoluciona o diagnóstico e o tratamento na área da Precisão em Saúde.
Nomes nacionais e marcas mundiais
Dentre os palestrantes renomados destaca-se o oncologista Nelson Teich, ex-Ministro da Saúde com formação executiva pela Harvard Business School. A partir da sua atual experiência como gestor do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, o médico abordará a realidade brasileira da gestão no campo da oncologia, seus potenciais desafios e possíveis soluções.
O evento também destacará a importância da gestão das emoções do profissional de saúde como uma competência essencial no cuidado oncológico e por isso será encerrado pelo psicólogo Rossandro Klinjey. Com milhões de visualizações de seus vídeos e de seguidores nas redes sociais, ele abordará, ainda, as emoções ligadas ao adoecimento, tema de interesse geral.
Grandes marcas mundiais da indústria farmacêutica também estarão presentes por meio da oferta de simpósios satélites e exposições/networking junto aos participantes.
Abordagem de temas inéditos
Temas até então inéditos nos Congressos da Liga serão abordados nesta edição, como a engenharia e a arquitetura hospitalar, essenciais ao sucesso de uma instituição de saúde.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e seus cursos nestas áreas participam do evento com o intuito de explorar esse nicho de mercado do qual ainda há muito a desbravar.
No âmbito do fomento acadêmico, todos os trabalhos científicos aprovados no Congresso poderão ser indexados em revista científica, ampliando ainda mais o alcance da produção acadêmica e profissional.
Para a gerente de Ensino do IEPI, Grayce Castro, “priorizar o ensino e a pesquisa é uma ação importante que posiciona a Liga como uma referência oncológica e que permite acesso a medicina de ponta às populações mais carentes”.
Além desses benefícios, a gerente adianta que o evento terá “uma estrutura pensada para inovação e integração, com espaços dedicados à troca de experiências e networking, o que inclui o Fórum do Paciente, com o compartilhamento de vivências e fortalecimento da humanização do cuidado, uma das características básicas da entidade”.
Pela natureza filantrópica da Liga, a realização do Congresso conta com recursos patrocinados. As inscrições estão abertas no site do evento: https://congressodaliga.com.br.
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista