Religião 10/05/2025 15:13
Mãe de Leão XIV: quem foi Mildred, uma das grandes influências do novo Papa
Eleito nesta quinta-feira (8) como Papa Leão XIV, Robert Prevost é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e uma das figuras mais influentes da Igreja Católica atual.
Mas por trás de sua trajetória religiosa e acadêmica — que inclui anos de missão no Peru e um doutorado em teologia —, uma figura ajudou a moldar toda a sua formação: a de sua mãe, Mildred Agnes Martínez, chamada carinhosamente de Millie.
Quem era a mãe do papa Leão XIV?
De descendência espanhola, Mildred é filha de Joseph Martinez e Louise Baquié – imigrantes com origens haitianas e crioulas. Seus pais viveram no Seventh Ward, bairro historicamente negro de Nova Orleans, antes de se mudarem para o norte dos Estados Unidos, onde a identidade racial da família passou a ser registrada como branca.
Ela nasceu em 1912 e cresceu em Chicago com cinco irmãs (duas delas, aliás, se tornaram freiras, segundo o Chicago Tribune.
Mildred se casou com Louis Prevost, veterano da Marinha na Segunda Guerra Mundial e superintendente escolar de ascendência francesa e italiana. Juntos tiveram três filhos — entre eles, Robert, o futuro papa.
Millie foi uma figura ativa na paróquia da família em Chicago e levou uma vida inteiramente dedicada à fé, à educação e à comunidade. Formada em Biblioteconomia pela Universidade DePaul, Mildred concluiu também um mestrado na área educacional.
Trabalhou como bibliotecária e era presença constante na igreja. “Ela estava envolvida em tudo”, relatou um antigo vizinho da família ao jornal La Repubblica.
De acordo com o Chicago Sun-Times, Millie e o marido foram responsáveis por criar a biblioteca da paróquia de St. Mary no porão do antigo prédio da escola. Paroquianos da Santa Maria se lembram dela como uma das mulheres que mantinham a igreja viva e operante.
Participou da Sociedade do Altar e do Rosário — tendo inclusive exercido o cargo de presidente — e encantava os fiéis com sua voz no coral.
“Eles iam à missa diariamente. Limpavam os altares, a igreja, a sacristia”, disse uma das membras da comunidade religiosa local, que se formou com Robert, ao CST.
Além de sua vida religiosa e acadêmica, Millie era conhecida por seu talento culinário, que encantava os fiéis da comunidade. Ela morreu em 1990, aos 78 anos, deixando um legado de devoção e disciplina que influenciaria profundamente o filho.
As raízes negras da família Prevost
O irmão do pontífice, John Prevost, confirmou ao New York Times a autenticidade dos registros genealógicos que apontam a ascendência negra por parte de sua mãe. Segundo ele, documentos mostram que o lado materno da família remonta à década de 1840 entre os chamados “povos livres de cor” de Nova Orleans.
Ainda assim, John afirmou que a família não se identifica como negra.
Os registros foram reunidos pelo genealogista Jari C. Honora, da Historic New Orleans Collection. Ao Times-Picayune, Honora revelou que uma certidão de casamento comprova que os avós maternos do papa se casaram em 1887 na igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Nova Orleans.
Na ocasião, Joseph Martinez declarou o Haiti como local de nascimento. A família residia na North Prieur St., número 1933, no Seventh Ward — região parcialmente demolida décadas depois pela construção de um viaduto, intervenção que impactou profundamente comunidades negras da cidade.
À Forbes, Honora acrescentou que os irmãos mais velhos de Mildred também aparecem nos documentos identificados como negros ou mulatos.
“Os avós maternos do Papa Leão XIV eram pessoas de cor, sem dúvida alguma”, afirmou.
O orgulho de Nova Orleans com o novo papa
O deputado Troy Carter, democrata da Louisiana e representante de Nova Orleans, divulgou um comunicado celebrando os laços do novo pontífice com a cidade. Ele ressaltou os “laços ancestrais do Papa Leão XIV com famílias crioulas e haitianas” e expressou orgulho “como homem negro” e “filho de Nova Orleans”.
Apesar da ascendência materna ter sido tradicionalmente apresentada como espanhola, o Papa Leão XIV nunca comentou publicamente sobre suas raízes crioulas. A Diocese de Chiclayo, no Peru, onde ele atuou entre 2015 e 2023, também não se manifestou à Forbes.
Eleito nesta quinta-feira (8) como Papa Leão XIV, Robert Prevost é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e uma das figuras mais influentes da Igreja Católica atual.
Mas por trás de sua trajetória religiosa e acadêmica — que inclui anos de missão no Peru e um doutorado em teologia —, uma figura ajudou a moldar toda a sua formação: a de sua mãe, Mildred Agnes Martínez, chamada carinhosamente de Millie.
*Com apurações de Nicholas Reimann, Molly Bohannon e Giovanna Simonetti
Deu em Forbes
Descrição Jornalista
Nova espécie de inseto é identificada no Rio Grande do Norte
10/05/2025 19:18