Política 29/04/2025 08:52
Nike aposta na divisão do País e define camisa vermelha para Seleção
A Nike, fornecedora de uniformes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), prepara mudar o uniforme reserva da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026: o azul será substituído pelo vermelho.
A informação é do site especializado Footy Headlines, que afirma que a mudança vai marcar o início da parceria da CBF com a Jordan Brand, marca do grupo Nike, cuja logomarca também estará estampada na nova camisa vermelha.
Desde 1996, apenas a marca da Nike aparece nas camisas oficiais da Seleção Brasileira.
A Seleção introduziu a camisa azul em 1950, após a derrota brasileira na final da Copa. Até então a camisa principal era branca e não existia uniforme alternativo. A agora tradicional camisa amarela da Seleção foi criada para a Copa de 1954 e o azul se tornou a camisa alternativa oficial nos anos 1960.
Embora o tom exato da cor ainda não tenha sido divulgado, as primeiras reações na internet apontam o aspecto político da mudança.
O vermelho, cor do PT e muitos outros partidos da esquerda no Brasil e no mundo, nunca foi usado como cor nos uniformes da Seleção. Já a camisa canarinha tem sido associada a partidos anti-PT desde as manifestações de rua em 2013. Ultimamente tem sido a camisa preferida de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Apesar do simbolismo e da aposta na polêmica, o vermelho já esteve presente em uniformes da Seleção, mas nas camisas dos goleiros. Em cinco “famílias” de uniformes, goleiros brasileiros vestiam vermelho. Além disso, a marca Jordan lançou uma camisa especial para a Seleção em 2016 que usava vermelho escuro nas mangas de uma camisa preta.
A nova camisa vermelha está prevista para ser lançada em março de 2026, poucos meses antes do início da Copa, mas também meses antes das Eleições 2026, no Brasil.
Deu em Diário do Poder
Descrição Jornalista
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49