Saúde 05/03/2025 16:00

Saiba qual é a melhor posição para dormir e quais você deveria evitar

Dormir é essencial para a recuperação do corpo, mas a posição que passamos a noite pode impactar tanto a qualidade do sono quanto a saúde geral. De acordo com os especialistas ouvidos pelo Metrópoles, algumas posturas podem favorecer problemas como refluxo, dores musculares e dificuldades respiratórias, enquanto outras ajudam a melhorar o descanso.

“Quem tem histórico de refluxo gastroesofágico deve preferir dormir virado para o lado esquerdo, pois isso reduz o risco de o ácido estomacal subir para o esôfago. Já dormir do lado direito pode aumentar as chances de refluxo”, explica o pneumologista e médico do sono Sérgio Pontes Prado, de Minas Gerais.

Os riscos de dormir de barriga para cima ou para baixo

No caso de doenças respiratórias, a posição de barriga para cima tende a piorar os sintomas. “Essa postura pode acentuar a obstrução nasal em quem tem rinites, sinusites e outras doenças das vias aéreas ou está com gripe. Isso pode levar a engasgos, tosse e fragmentação do sono, afetando sua qualidade”, explica o pneumologista.

Além disso, dormir nessa posição pode aumentar o risco de ronco e apneia do sono. “Por gravidade, a língua pode cair para trás, obstruindo as vias aéreas. Isso é ainda mais comum em idosos, hipertensos, diabéticos, pessoas com obesidade e com doenças neurológicas”, alerta Prado.

Dormir de bruços pode parecer confortável para algumas pessoas, mas pode trazer problemas ortopédicos. “Essa posição sobrecarrega a musculatura e a coluna, especialmente em pessoas com hérnia de disco ou espondilose (artrose na coluna)”, alerta Prado.

O gastroenterologista Ramon Souza, da Rede Mater Dei de Saúde, reforça que há evidências de que dormir sobre o lado esquerdo auxilia na digestão. “Isso ocorre porque a anatomia do sistema digestivo favorece a drenagem do estômago para o intestino quando estamos nessa posição, reduzindo sintomas de refluxo”, afirma.

Além disso, a posição que passamos a noite influencia o trânsito intestinal. “Dormir de costas pode retardar a digestão e agravar a constipação em algumas pessoas”, acrescenta.

Outra questão é o impacto nas pedras nos rins. Alguns estudos sugerem que a posição ao dormir pode influenciar a movimentação dos cálculos renais, aumentando ou reduzindo o risco de obstrução, dependendo da localização da pedra. “Por isso, quem tem esse problema deve consultar um urologista para entender qual posição é mais adequada no seu caso”, recomenda Souza.

 Dormir de lado é a melhor opção?

Segundo Sérgio Pontes, dormir de lado pode ser a melhor escolha.

“Essa postura favorece um alinhamento melhor da coluna, especialmente se houver um apoio adequado para as pernas, evitando rotação do quadril e possíveis dores lombares”, ensina.

Ainda assim, a escolha da melhor posição acaba sendo pessoal, algumas pessoas simplesmente se sentem melhor dormindo de bruços ou de barriga para cima.

“Forçar uma mudança pode prejudicar mais do que ajudar. O importante é observar como você se sente ao acordar e, se houver desconfortos ou problemas recorrentes, buscar orientação médica”, conclui Prado.

Deu em Metrópoles
Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista