Enquanto isso, em outras potências globais, os impostos sobre veículos são substancialmente menores. Nos Estados Unidos, a carga tributária é de apenas 7%, e na China, ainda mais baixa, alcançando 5%.
Essa discrepância reflete a pesada carga fiscal que o brasileiro enfrenta em suas compras.
Carro novo: comparativo internacional de tributos
Os países mais desenvolvidos apresentam taxas de impostos sobre automóveis zero km que, em suas maiores proporções, não chegam nem à metade do valor brasileiro.
O Japão tem uma carga quase duas vezes superior à dos EUA, mas ainda assim, o percentual fica na casa dos 13%.
Na Europa, os números também são inferiores, com a Alemanha a 19%.
País | Impostos |
---|---|
China | 5% |
Estados Unidos | 7% |
Japão | 13% |
Alemanha | 19% |
França | 20% |
Brasil | 44% |
Impostos incluídos no preço final
O peso tributário no Brasil inclui diversos tributos de ordem federal, estadual e municipal, como o ICMS, PIS, COFINS e IPI.
Ao somarem-se, essas taxas explicam a alta porcentagem alcançada, impactando diretamente no custo final do carro para o consumidor.
Crescimento do mercado apesar da carga tributária
Apesar da elevada carga de impostos, o mercado de carros novos no Brasil apresentou crescimento em 2024.
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) reportou um aumento de 14,2%, com 2,63 milhões de veículos vendidos. Este dado demonstra a resiliência do setor frente às adversidades fiscais.
Com um cenário de altos impostos, o brasileiro continua enfrentando desafios para conquistar o sonhado veículo zero. Contudo, a resiliência do mercado é notável, ilustrando o desejo de continuar investindo em mobilidade, mesmo sob pesada tributação.