Impostos 10/01/2025 08:36
IPTU em Natal pode ser pago com desconto de 16% até hoje
Adotar práticas de cuidado espiritual e emocional ajuda a encontrar um novo amor neste novo ano; veja dicas de um expert
Contribuintes de Natal poderão quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com 16% de desconto até esta sexta-feira (10).
A medida acontece anualmente por parte da Secretaria Municipal de Finanças como forma de incentivar o pagamento de à vista por parte dos munícipes na capital. Caso contrário, o contribuinte poderá pagar em 10x parceladas no carnê. Na capital, cerca de 126 mil imóveis de um total de 340 mil têm direito ao pagamento com desconto nesta sexta.
Segundo a Prefeitura, o desconto tem o objetivo de incentivar o pagamento antecipado e beneficiar os contribuintes que conservam suas obrigações tributárias em dia. Os carnês para pagamento antecipado do imposto estão disponíveis no site da Secretaria de Finanças e também pelo Whatsapp da secretaria, podendo o usuário ter acesso ao boleto bancário em poucos cliques.
“É importante esclarecer que quem não quer o desconto ou não pode vai receber o carnê em sua residência normalmente como todos os anos. Dividimos em dois grupos: zonas Sul e Leste recebem dia 20 de fevereiro e zonas Norte e Oeste dia 20 de março”, explica o secretário de Finanças de Natal, Marcelo Oliveira.
Quem está regularizada e vai pagar com desconto o boleto do IPTU é Márcia da Silva, 57 anos, dona de casa. Moradora do Planalto, ela sempre paga com desconto no começo do ano. “Só pago a taxa única, prefiro ficar livre logo. Só pago antecipado”, disse.
Até esta quinta-feira (09), contribuintes em Natal que estavam com débitos junto à Prefeitura de IPTUs de outros anos podiam renegociar para obter o desconto de 16% nesta sexta-feira. Segundo a Secretaria de Finanças, mais de 18 mil imóveis se regularizaram desde o início de dezembro, tendo 1.330 se regularizando somente no último dia 08 de janeiro.
“Nem todo mundo tem esse interesse porque tem a programação de cada pessoa. Se ficar um montante muito alto para a pessoa negociar, então assumiria uma parcela alta. Normalmente a pessoa que vem para se regularizar é aquela que estava atrasada 2024 ou 2023 e com pouca coisa se quita, parcela em poucas vezes.
Normalmente é difícil quitar e ainda assumir o débito ou parcelar”, acrescenta Marcelo Oliveira.
Os pagamentos poderão ser efetuados utilizando o sistema PIX, por meio da leitura do QR Code presente nos Documentos de Arrecadação Municipal, em qualquer instituição financeira autorizada pelo Banco Central.
Para clientes do Banco do Brasil, os contribuintes que optarem por esta modalidade de pagamento, acessa o aplicativo no celular e segue o caminho: Na página inicial do app escolhe a opção “Pix” > “Menu” (no canto superior direito) > “Cobranças recebidas” > “Débitos” e estarão listados os débitos do Imposto a serem pagos. Há ainda a possibilidade de pagar os tributos diretamente nos Terminais de Autoatendimento e Internet Banking.
Também é possível realizar o pagamento via leitura de código de barras convencional nos canais eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Correspondentes Bancários desses bancos.
Parnamirim
A Prefeitura de Parnamirim está oferecendo à população descontos de 20% para aqueles que quiserem quitar o IPTU 2025. Segundo a Prefeitura, a atual prefeita Nilda Cruz sancionou legislação que garante o desconto para pagamentos realizados de forma digital no Portal do Contribuinte.
Ainda de acordo com a Prefeitura, o cidadão que não possui débitos e está regularizado pode fazer uso do desconto até o dia 31 de janeiro. Caso contrário, o contribuinte pode quitar o tributo com redução de 10% até o dia 14 de fevereiro.
A Secretaria Municipal de Tributação de Parnamirim também instituiu um Programa de Recuperação Fiscal para regularização de débitos vencidos.
Descrição Jornalista
3 Perguntas-Chave para saber se o seu relacionamento tem futuro
23/01/2025 13:01
Como beber água com gás pode ajudar na perda de peso, segundo estudo
23/01/2025 12:07
TCU suspende R$ 6 bilhões do programa Pé de Meia
23/01/2025 11:09