Saúde 08/01/2025 18:00
Celulite: o método 100% natural que promete definir o corpo e reduzir o problema em poucas sessões
A maderoterapia é uma técnica de massagem para combater problemas de circulação, celulite e gordura localizada
“É como se estivesse modelando a gordura corporal, e a verdade é que isso funciona super bem.
Os instrumentos me ajudam a definir a cintura, drenar e ativar a digestão.
No final, toda a pele fica vermelha, mas é porque a circulação foi ativada com o movimento dos instrumentos. A verdade é que o resultado é fantástico”, revela no TikTok o usuário @karencosmiatra sobre o tratamento de maderoterapia que realizou em si mesma.
A tiktoker faz referência a um tratamento manual que se tornou um dos mais procurados para combater problemas de circulação sanguínea, celulite, gordura localizada e, ao mesmo tempo, alcançar um estado de relaxamento.
Segundo a Associação Europeia de Maderoterapia (EMA), trata-se de uma técnica de massagem que, com a aplicação correta de elementos de madeira no corpo, tem um efeito profundo nos músculos e outros tecidos, obtendo resultados mais rápidos e eficientes em comparação com os tipos de massagem regulares.
“A massagem em si, bem como a implementação de elementos especializados, tornam a maderoterapia um método 100% natural e holístico”, reconhece a instituição.
De acordo com Viviana López, profissional responsável pela Vivilo Estética, em Buenos Aires, a origem do método remonta à antiga China, onde as pessoas valorizavam o contato do corpo com os quatro elementos: terra, ar, água e fogo.
— Do ponto de vista holístico e oriental, a madeira representa o elemento terra, e para criar um ambiente e se conectar com as outras fontes de energia, utilizam-se sons de água corrente, velas que simbolizam o fogo e o ar, que também está presente através da chama — explica.
Também há outra corrente que afirma que a origem é egípcia, devido ao uso de piscinas de água com essências, óleos e massagens que tinham o objetivo de promover uma conexão espiritual. Apesar da confusão sobre suas origens, centenas de anos depois, o tratamento foi aperfeiçoado na América Latina, especialmente na Colômbia, e a partir daí se expandiu para os Estados Unidos e Europa, onde ganhou reconhecimento mundial.
— É um procedimento não invasivo que utiliza instrumentos de madeira nobre, como o jacarandá e o cedro, projetados anatomicamente para estimular cada área do corpo sem causar lesões nos tecidos”, explica Sergio Merino, do centro Maderoterapia Vantos.
Para Merino, o grande efeito estimulante da técnica abrange desde as zonas periféricas até as camadas mais profundas da derme, alcançando o melhor e mais perfeito resultado, altamente visível desde a primeira sessão graças à ação drenante. Ele também destaca que a técnica é igualmente eficiente em tratamentos corporais, faciais, para o busto, anti celulite e relaxantes.
Sobre sua diferença em relação às massagens descontracturantes e tradicionais, López aponta que essas técnicas trabalham especificamente a parte muscular e as áreas com contraturas.
— O profissional foca diretamente no efeito, não na causa — explica.
Por outro lado, na maderoterapia, o especialista busca ir à raiz do que provoca o mal-estar no corpo; o objetivo é harmonizar corpo, mente e espírito. López acrescenta que, além disso, a madeira funciona como um elemento de descarga tanto para quem recebe a massagem quanto para quem a realiza.
— Há uma troca de energia muito fluida — diz.
Ao iniciar a massagem, Merino explica que, juntamente com movimentos e pressão sobre pontos vitais específicos, o profissional utiliza instrumentos especiais de madeira para provocar uma reação de bem-estar e cura no paciente. Da mesma forma, a Associação Europeia de Maderoterapia (EMA) indica que o protocolo a ser seguido em uma sessão é o seguinte:
— Atualmente, ela é amplamente aceita nos melhores spas, centros de estética integral e outros estabelecimentos que oferecem este tratamento, com o objetivo de incorporar terapias naturais inovadoras que proporcionem excelentes benefícios sem colocar o paciente em risco — diz Merino.
Segundo ele, os benefícios proporcionados pela técnica são inúmeros, e entre os mais destacados estão:
— Tonifica e reafirma as camadas da pele graças à produção de elastina e colágeno, que são substâncias indispensáveis para o estado da pele e que se perdem com o passar dos anos — acrescenta Merino.
Segundo o profissional, o tratamento não é indicado para pessoas com complicações renais, dermatite, alterações cardíacas, varizes ou varicosidades, mulheres no período menstrual e sensibilidade na pele. Também é sugerido não aplicar sobre proeminências ósseas ou articulações.
Por sua vez, López faz um esclarecimento:
— Quando a sessão termina, o paciente não deve ter hematomas no corpo. Caso haja, trata-se de uma má prática que levou à ruptura capilar e ao mau trato do tecido.
Além disso, a especialista esclarece que não é uma técnica com muitas restrições, mas alerta sobre sua implementação em mulheres grávidas e pessoas com hérnias de disco ou dores lombares.
— Nesses casos, sugere-se ter a autorização do médico responsável pela patologia antes de realizar a sessão de maderoterapia — indica.
Deu em O Globo
Descrição Jornalista
3 Perguntas-Chave para saber se o seu relacionamento tem futuro
23/01/2025 13:01
Como beber água com gás pode ajudar na perda de peso, segundo estudo
23/01/2025 12:07
TCU suspende R$ 6 bilhões do programa Pé de Meia
23/01/2025 11:09