Futebol 08/12/2024 11:30
“Missa da vitória”: Botafogo pode ser campeão no mesmo dia de fundação e da padroeira do clube
Data histórica pode ganhar ainda mais sentido com título nacional, que pode ocorrer neste domingo, contra o São Paulo
No domingo, às 16h, o Botafogo entra em campo contra o São Paulo, no Estádio Nilton Santos, em busca do título do Campeonato Brasileiro.
A vitória ou o empate garantem a tão aguardada taça, mas a data tem um significado ainda mais especial para os botafoguenses, que celebram não apenas o possível título, mas também a história e a fé.
Em 8 de dezembro de 1942, o Botafogo de Futebol e Regatas foi fundado a partir da fusão do Club de Regatas Botafogo e do Botafogo Football Club.
Além disso, 8 de dezembro é o dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição, padroeira do clube. Este ano, a data pode ser marcada não apenas pela celebração religiosa e o aniversário do time, mas também pela conquista do título brasileiro.
Para o padre Aldo de Souto, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Novo, a coincidência entre as datas não é mera casualidade:
– Não é coincidência, nós não cremos em coincidência, mas em providência. Logo amanhã, dia oito de dezembro, dia da padroeira do Botafogo, o time vai disputar esse título tão especial do Brasileirão no dia que completa também 82 anos. Então é um casamento perfeito amanhã.
Padre Aldo de Souto, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Novo — Foto: Reprodução
A Paróquia, localizada a cerca de quatro quilômetros do Estádio Nilton Santos, preparou uma extensa programação para celebrar a data.
As festividades começam às 5h da manhã com uma queima de fogos, e seguem até as 20h, com missas, procissão e show. Às 15h, uma hora antes do jogo, será celebrada a Missa pela Vitória, que, segundo o padre Aldo, pode ser uma oração especial pelos botafoguenses.
– Também pode ser pela vitória do Botafogo. Claro que os botafoguenses podem aproveitar esse momento para pedir a intercessão para a padroeira deles pela vitória do Botafogo.
Mas é uma missa pela vitória de tudo aquilo que compõe a vida de todo cristão, que precisa sempre de uma vitória na vida – explicou o padre.
Fiéis que se dividem entre a fé e o futebol já organizaram a agenda para não perder nenhum momento da celebração.
Alguns, como as amigas Carolinne Pacheco e Barbara Candido, irão à missa pela manhã e depois ao estádio para acompanhar a partida.
Elas se conheceram há 25 anos na igreja e, desde então, passaram a frequentar os jogos do Botafogo juntas. O maior incentivador da paixão pelo clube foi o pai de Carol, Luiz Augusto, falecido há três anos.
– Eu sei que ele vai estar lá de cima torcendo pela gente e vai dar tudo certo, porque é o que ele mais quis a vida inteira. Pegar esse título junto com as filhas dele. A gente sempre está juntas torcendo pelo Botafogo e fazendo a alegria dele lá em cima. E já deu tudo certo. Vamos ser campeões – se emociona Carol.
Descrição Jornalista
As 50 melhores praias do mundo em 2025
09/05/2025 18:43
Fundo do mar: conhecemos apenas 0,001%
09/05/2025 15:06