Saúde 03/12/2024 10:30
Creatina: 25 marcas do suplemento foram reprovadas por impurezas acima do permitido; veja a lista
18 marcas de creatina não passaram nos testes feito pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri)
A polícia interditou uma fábrica, em Jundiaí, no interior de São Paulo, contratada pela Soldiers Nutrition, empresa de Yuri Silveira de Abreu e a esposa, Fabiula de Arruda Freire, autoproclamados “rei e rainha da creatina“, um dos suplementos alimentares mais utilizados no país.
A Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) publicou em outubro um relatório reprovando 18 creatinas comercializadas no Brasil. Neste ano, no total, 88 amostras de produtos foram analisadas, e dentre elas, 77% foram aprovadas.
Quais marcas de creatina foram reprovadas?
A associação analisa a variação máxima da creatina, isto é, a diferença entre a concentração presente no conteúdo e a das informações exibidas no rótulo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite uma alteração de até 20%.
Contudo, segundo a análise, 10 marcas obtiveram 100% de variação, em outras palavras, os produtos não podem ser considerados creatina.
Já os demais, que tiveram variações entre 21% a 99%, também foram reprovados por ultrapassar o limite imposto pela Anvisa. Veja a lista:
A maioria das marcas analisadas, no entanto, foram aprovadas com um bom desempenho, ou seja, tiveram variações de até no máximo 5% do exposto na embalagem. São elas:
Outras foram aprovadas, com variações entre 5,1% e 10%. Veja a lista:
Houve ainda marcas aprovadas com variações entre 10,1% e 20%. Veja a lista:
A Abenutri acrescenta que as empresas SUPLEY (fabricante marcas Probiotica e Max Titanium) , BRG (Integralmédica e Darkness), Rainha Laboratórios (Body Action) e Dux Nutrition tiveram seus produtos analisados, porém entraram com medidas jurídicas para que os resultados não fossem divulgados.
Vale destacar que 21% das marcas que não apresentavam a concentração de creatina mencionada no rótulo em 2023 receberam o sinal verde em amostras de outras formulações neste ano. Foram elas:
Descrição Jornalista
3 Perguntas-Chave para saber se o seu relacionamento tem futuro
23/01/2025 13:01
Como beber água com gás pode ajudar na perda de peso, segundo estudo
23/01/2025 12:07
TCU suspende R$ 6 bilhões do programa Pé de Meia
23/01/2025 11:09