Indústria 23/10/2024 07:07

FIERN apresenta potenciais econômicos do Rio Grande do Norte ao embaixador da Indonésia no Brasil

No encontro, o presidente da FIERN mostrou os principais segmentos econômicos e os potenciais produtivos do estado, como as energias renováveis, petróleo, sal marinho, minérios, fruticultura, pesca, confecção e têxtil e o turismo.

Os potenciais econômicos do Rio Grande do Norte e as possibilidades de parcerias comerciais foram tema central da reunião entre o presidente da Federação das Indústrias do RN (FIERN), Roberto Serquiz, e o embaixador da Indonésia no Brasil, Edi Yusup.

O encontro aconteceu nesta terça-feira (22), na Casa da Indústria, também com a participação do presidente da Comissão Temática de Relações Internacionais e Comércio Exterior (CORIMEX) da FIERN, Silvio Bezerra.

No encontro, o presidente da FIERN mostrou os principais segmentos econômicos e os potenciais produtivos do estado, como as energias renováveis, petróleo, sal marinho, minérios, fruticultura, pesca, confecção e têxtil e o turismo.

Ele ainda falou sobre a atuação do Sistema FIERN — composto por FIERN, SENAI, SESI e IEL — para impulsionar a produtividade, competitividade e defender os interesses da indústria.

Serquiz destacou a relevância do Rio Grande do Norte na produção de energias renováveis, tanto eólica como solar, ressaltando o potencial para geração no offshore — com parques eólicos instalados no mar — e para produção de Hidrogênio Verde.

“Chamou muito a atenção do embaixador com o nossa atuação e nosso potencial com energias renováveis”, pontua.

“A Indonésia tem já um conjunto de exportação com o Brasil bastante ligado à alimentação, então aproveitamos para pontuar produtos relevantes no nosso estado, como o peixe, camarão e a fruticultura tropical”, acrescenta o presidente da FIERN.

Já Edi Yusup frisa que o Brasil é um país estratégico para as relações internacionais da Indonésia.

Ele comenta que a balança comercial dos dois países triplicou o valor nos últimos seis anos e quer ampliar ainda mais a parceria.

“Queremos uma cooperação entre empresários dos dois países, mas não apenas no comércio e sim em setores como as energias renováveis”, explica.

“Fiquei muito impressionado com o desenvolvimento do trabalho com energias eólica e solar no Rio Grande do Norte”, completa o embaixador.

Silvio Bezerra convidou a embaixada a participar da CORIMEX-FIERN e colocou a estrutura da comissão à disposição da embaixada para facilitar o firmamento de negócios. “Ficamos muito felizes com a visita, que foi muito produtiva.

O embaixador demonstrou a intenção de abrir um consulado honorário em Natal para facilitar a relação do país com o setor industrial potiguar”, afirma.

Também participaram da reunião a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias; o gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque; e o tradutor oficial da Embaixada da Indonésia no Brasil, Albert Leopold Pondaag.

Deu no Portal da Fiern

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista