Indústria 19/10/2024 17:00

FIERN apresenta Cluster Tecnológico Naval do RN à maior produtora de melões e melancias do Brasil

De acordo com a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, a reunião foi a oportunidade de apresentar as ações do Cluster e da FIERN voltadas para o desenvolvimento econômico.

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte — FIERN — recebeu representantes da Agrícola Famosa, a maior produtora de melões e melancias do Brasil e uma das maiores do mundo.

O encontro aconteceu nesta quinta-feira (17), na Casa da Indústria, e serviu para apresentar à empresa o Cluster Tecnológico Naval do RN.

De acordo com a coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da FIERN, Ana Adalgisa Dias, a reunião foi a oportunidade de apresentar as ações do Cluster e da FIERN voltadas para o desenvolvimento econômico.

“A Agrícola Famosa é uma das principais produtoras de frutas do mundo e está interessada em conhecer o trabalho do Cluster e da FIERN”, destaca.

“Aproveitamos para falar, também, sobre as iniciativas da Unidade de Desenvolvimento Industrial da FIERN, que tem atuado para fortalecer o desenvolvimento setorial dos segmentos econômicos do nosso estado, e debatemos sobre como podemos contribuir com a empresa nesse sentido”, completa Ana Adalgisa.

Para Ítalo Helbert, representante da Agrícola Famosa, a aproximação com o Cluster é benéfica para a empresa.

“Temos muito interesse em estar próximo ao Cluster porque é uma iniciativa fundamental para fomentar o crescimento do estado”, afirma. “Também podemos trazer novas oportunidades a partir das empresas parceiras e que fazem parte do nosso grupo”, completa.

Já Durval Souza, representante da empresa Superservice, que realiza operações portuárias para a Agrícola Famosa no Porto de Natal, comenta que o Cluster pode ser uma ferramenta para impulsionar a atividade marítima no estado.

“Existem entraves para a competitividade do Porto de Natal e temos um grande potencial de vencer essas barreiras e consequentemente gerar grandes negócios através do Cluster”, frisa.

Também participaram da reunião o secretário executivo do Cluster Tecnológico Naval do RN, Daniel Lana, e o assessor de Relações Institucionais do Comando do 3º Distrito Naval, Capitão Marco Veppo.

Cluster Tecnológico Naval do RN

O Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte – CTN RN é uma associação civil sem fins lucrativos, que visa impulsionar a geração de negócios relacionados à Economia do Mar potiguar, na esquina do Continente sul-americano.

Tem por objetivo atrair a iniciativa privada para a geração de negócios e a criação de um ecossistema de prosperidade, atuando em tríplice hélice frente à indústrias, fornecedores de produtos e serviços, armadores, investidores e demais partes interessadas nos principais segmentos de atuação.

A Associação foi fundada por seis instituições de interesses complementares: a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), a Intermarítima Portos e Logística S.A., o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do RN (SENAI-RN), a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), a Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil (COOPESBRA ) e a Brava Energia. Atualmente, conta com mais de 20 associados.

Deu no Portal da Fiern

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista