Jornalismo 26/09/2024 16:32

Pesquisa sobre tendências do jornalismo aponta declínio dos impressos e enfraquecimento da mídia local

Um dos aspectos interessantes desse trabalho é o mapeamento da diferença entre o que os entrevistados relatam como sendo importante para eles e o que fazem na prática. 

Uma pesquisa feita nos EUA pelo Pew Research Center confirmou o avanço de dois grandes desafios do jornalismo: a perda de força da imprensa local e o desaparecimento da mídia impressa, tendências que também têm sido verificadas em estudos feitos em outros países.

Um dos aspectos interessantes desse trabalho é o mapeamento da diferença entre o que os entrevistados relatam como sendo importante para eles e o que fazem na prática.

 A grande maioria dos adultos (85%) afirma que os meios locais são pelo menos um pouco importantes para o bem-estar da comunidade, enquanto 44% afirmam que o jornalismo local é extremamente ou muito importante.

Convencer o leitor a pagar é um dos desafios do jornalismo

Mas alguém tem que pagar por ele, em um momento em que a absorção das receitas publicitárias pelas plataformas digitais, sobretudo arregimentando pequenos negócios que usam as redes para atingir diretamente seus consumidores potenciais de forma mais direcionada, devastou a mídia local nos EUA e de muitos outros países.

Só que os mesmos que dão valor ao jornalismo local preferem acessar notícias sem pagar. Apenas 15% dos entrevistados afirmaram ter pago por assinaturas de veículos locais no último ano, apesar de acharem que a imprensa da região está fazendo um bom trabalho.

A percepção de que os jornalistas estão em contato com as pessoas que vivem na comunidade até aumentou. Cerca de sete em cada dez adultos norte-americanos (69%) afirmam que os jornalistas locais na sua área estão em contato com a sua comunidade, contra 63% que afirmaram isto em 2018.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista