Uma missão empresarial liderada pela Redepetro RN e o Sebrae no Rio Grande do Norte está no Rio de Janeiro, onde participa da 22ª edição Rio Oil & Gas Energy (Rog.e), principal evento de petróleo e gás da América Latina, que teve início na última segunda-feira (23) e segue até quinta-feira (26), no Boulevard Olímpico.
O grupo mira na busca por inovação e na prospecção de novos mercados para ampliar as oportunidades de negócios e fortalecer o segmento onshore potiguar.
Para alcançar esse propósito, a missão, composta por 15 empresários, aposta na aproximação com potenciais parceiros comerciais e grandes operadores do setor, de fim de expandir a atuação em novos mercados da produção e exploração de petróleo e gás em terra.
Em plena curva de expansão dos negócios, a empresa mossoroense Progel, especializada em gestão ambiental e fundiária, integra a delegação potiguar na Rio Oil e Gas Energy. Segundo o empresário Gutemberg Dias, a participação no evento representa oportunidade ímpar para estreitar laços comerciais e ampliar o alcance das operações.
“A ideia de participar do evento é justamente buscar novos mercados. Já participamos da feira em vários outros momentos, mas, neste ano, focamos mesmo em buscar parcerias e negócios. Teremos contatos com empresas de meio ambiente, multinacionais, e esperamos que esse contato abra portas para grandes parcerias e negócios promissores para a empresa”, projeta.
Presença estratégica
O diretor superintendente do Sebrae RN, José Ferreira de Melo Neto, acompanha a delegação potiguar no evento ao lado do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RN, Itamar Manso, do diretor de Operações do Sebrae, Marcelo Toscano e equipe técnica.
Ele explica que a participação é estratégica para o desenvolvimento de ações que culminem com a inserção dos pequenos negócios potiguares no mercado de óleo e gás.
“Estamos muito satisfeitos com a participação dos 15 empresários do Rio Grande do Norte na Rio Oil & Gas, maior feira do setor energético no país. Esta iniciativa contribui para uma articulação estratégica que o Sebrae, especialmente do Norte e Nordeste, tem realizado junto à ANP (Agência Nacional do Petróleo) e à Petrobras, com o objetivo de garantir que as oportunidades no setor de petróleo e gás estejam ao alcance dos empreendedores potiguares”, pontua.
O gestor destaca ainda que a presença na Rio Oil & Gas reforça o papel do Rio Grande do Norte como referência no setor, seja pelas aproximações comerciais feitas individualmente pelos empresários, ou pela atuação da Redepetro RN, que está se apresentando em bloco, promovendo não apenas as capacidades individuais, mas apresentando o potencial de toda a rede.
Tal posicionamento, segundo Zeca Melo, abre portas para novas parcerias e negócios que podem gerar impactos significativos para a economia do RN.
“A recepção que tivemos em relação à divulgação do nosso trabalho foi extremamente positiva, especialmente em Mossoró, que se consolida cada vez mais como a capital do onshore brasileiro. Seguimos confiantes de que essa participação irá gerar novos negócios e fortalecer ainda mais a presença do nosso estado no cenário energético nacional”, conclui.
Onshore em destaque
Embora as discussões do Rog.e sejam voltadas, principalmente, à exploração e produção de petróleo e gás no mar (offshore), o evento conta com programação específica para debater temáticas relativas ao setor onshore (em terra).
Para isso, realizará o Fórum Onshore, dentro da programação dos eventos paralelos, hoje e amanhã (23 e 24).
Para o gestor de Petróleo e Gás do Sebrae RN, Robson Matos, além de reconhecer a importância do onshore nacional, a iniciativa amplia ainda mais as oportunidades para os empresários do setor participantes do evento.
“O Sebrae RN apoia a missão justamente por entender o quanto o evento é importante para o fortalecimento do setor no estado e para a geração de novas oportunidades. E ver a feira, que tradicionalmente trata do offshore, criar um evento para debater o onshore, a participação se torna ainda mais promissora, pois estamos colocando, lado a lado, operadores e prestadores de bens e serviços dispostos a fortalecerem parcerias”, analisa.
A realização do Fórum Onshore ocorre num cenário marcado pela reativação e expansão das atividades onshore nas bacias terrestres no Brasil.
Nesse contexto, o Rio Grande do Norte, especialmente na região de Mossoró, ganha destaque pela retomada da produção em campos maduros por meio de operadoras independentes, a exemplo da Brava Energia (antiga 3R Petroleum) e Petroreconcavo.
Relevância nacional
Tamanha representatividade garantiu à Redepetro RN, associação que congrega reúne empresas do onshore potiguar, participação, ontem (23), no painel “Mercados de bens e serviços para os projetos de E&P Onshore.
Ao lado de representantes de grandes operadoras do onshore nacional, o presidente da entidade, José Nilo dos Santos, debateu as oportunidades e mecanismos que contribuam para aumentar a inserção de pequenos negócios no segmento.
“Estamos passando por um momento de crescimento do setor onshore no país, e precisamos discutir de que forma as empresas prestadoras de bens e serviços podem aproveitar as oportunidades. Como associação que reúne dezenas de empresas com esse perfil, é importante a Redepetro ser parte desse debate e buscar meios de melhor aproveitar as possibilidades que o mercado oferece”, pontua.
Entre os temas que serão abordados no Fórum Onshore, também estão: Viabilidade Técnica e econômica de campos maduros e acumulações marginais;
Exploração: da bacia madura às novas fronteiras exploratórias; Cenários de consolidação do mercado – motivação e resultados esperados; Monetização do gás Onshore – estratégias e lições aprendidas, além de Alocação de capital e investimentos em E&P.
A Rio Oil & Gas Energy é realizada pelo instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). Além do Fórum Onshore, a Rog.e realiza outros seis eventos paralelos.
Também conta com dezenas de palestras, que discutem os temas mais relevantes do setor de energias, inovação e tecnologia. A feira concentra, ainda, mais de 450 estandes expositores espalhados pelo Boulevard Olímpico.
Divulgação do Moge 2024
A presença do Sebrae RN, Redepetro RN e empresários potiguares na Rio Oil & Gas Energy é também decisiva para a divulgação, aos grandes players do setor, do Mossoró Oil & Gas Energy – considerado o maior evento do onshore brasileiro.
Realizado pela Redepetro-RN e pelo Sebrae-RN com apoio de parceiros, o Moge ocorrerá entre os dias 26 e 28 de novembro, no Expocenter da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró. Entre as novidades para este ano, está a ampliação no número de estandes, que passará dos 130 de 2023 para 200 na edição 2024.
O evento se destaca como ambiente de novos negócios e parcerias estratégicas. Também funciona como fórum de debates do onshore, com a presença de autoridades e especialistas do setor do Brasil e de outros países, em programações técnica e científica.
Além de abordar tendências e desafios do segmento, proporciona a troca de experiências entre empresas e investidores, fortalecendo ainda mais a cadeia produtiva do petróleo e gás onshore do Brasil e do mundo.
Deu na Agência Sebrae