Censura 04/09/2024 08:10

Elon Musk recua: Starlink anuncia bloqueio do X no Brasil

Starlink decide cumprir ordem do STF para bloquear o acesso ao X no Brasil, após inicialmente resistir à determinação judicial

A Starlink, empresa de internet via satélite pertencente ao grupo de Elon Musk, anunciou nesta terça-feira (3) que cumprirá a ordem judicial para bloquear o acesso à rede social X no Brasil.

A decisão marca uma reviravolta no posicionamento inicial da empresa, que havia afirmado anteriormente que não acataria a determinação imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Starlink afirmou em suas redes sociais que, apesar do “tratamento ilegal” que alegou ter recebido devido ao congelamento de seus ativos, decidiu seguir a ordem judicial. “Independentemente do tratamento ilegal dado à Starlink no congelamento de nossos ativos, estamos cumprindo a ordem de bloquear o acesso ao X no Brasil”, declarou a empresa.

nota da starlink sobre bloquear o X no Brasil
(Imagem: Reprodução / X). E, claro, vale explicar que o Olhar Digital também está sem acesso à plataforma aqui no Brasil.Monitoramos o antigo Twitter com o auxílio de colegas que moram no exterior

Confira, na íntegra, a nota acima da Starlink publicada na rede social X (antigo Twitter), em tradução livre:

Aos nossos clientes no Brasil (que talvez não consigam ler esta mensagem devido ao bloqueio de X por [Alexandre de Moraes]):

A equipe da Starlink está fazendo todo o possível para manter vocês conectados.

Após a ordem da semana passada de [Alexandre de Moraes], que congelou as finanças da Starlink e impede a empresa de realizar transações financeiras no Brasil, imediatamente iniciamos procedimentos legais no Supremo Tribunal Federal, explicando a flagrante ilegalidade dessa ordem e pedindo ao Tribunal o desbloqueio de nossos ativos.

Independentemente do tratamento ilegal dado à Starlink com o congelamento de nossos ativos, estamos cumprindo a ordem de bloquear o acesso a X no Brasil.

Continuamos a explorar todas as vias legais, assim como outros que concordam que as ordens recentes do [Alexandre de Moraes] violam a constituição brasileira.

Starlink via X

logo da starlink em um celular com Elon Musk ao fundo
Starlink de Elon Musk recuou do descumprimento de ordem judicial de bloquear o X. (Imagem: ssi77 / Shutterstock.com)Deu em Olhar Digital

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista