Indústria 23/08/2024 13:28
Presidente da FIERN destaca apoio à juventude industrial potiguar durante reunião da FIERN Jovem
Serquiz destacou a importância do programa, idealizado por ele e fundado no último mês de maio, para fortalecer as indústrias.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, reforçou o apoio à juventude industrial do estado durante a 3ª reunião ordinária da FIERN Jovem.
O encontro aconteceu na noite dessa quarta-feira (21), na Casa da Indústria.
Serquiz destacou a importância do programa, idealizado por ele e fundado no último mês de maio, para fortalecer as indústrias.
“Na FIERN, eles têm uma fonte de oportunidades, uma vez que estamos aqui para promover e defender a indústria. Então, têm amparo para buscar soluções para suas demandas”, afirma.
“Aqui, os jovens têm muito a ganhar, com o diálogo constante no mesmo ambiente que outros empreendedores, o que gera conhecimento que fortalece os negócios. Essa interação entre os jovens, que têm bastante conteúdo e ideias para agregar aos debates, também fortalece o associativismo, que está no palco das atividades da FIERN Jovem”, completa Serquiz.
Oportunidades e desafios do RN
O gerente do Observatório da Indústria Mais RN, Pedro Albuquerque, apresentou aos integrantes da FIERN Jovem um panorama da economia do Rio Grande do Norte, mostrando os principais desafios e as oportunidades para o setor produtivo.
De acordo com o presidente da FIERN Jovem, Djalma Barbosa Júnior, a apresentação serviu para lastrear tomadas de decisões e proporcionar ainda mais conhecimento para o grupo.
“Precisamos estar bem lastreados para sermos propositivos e darmos visibilidade às nossas demandas porque geramos emprego, renda e conquistamos resultados mesmo em um ambiente de negócios hostil para os empreendedores”, comenta.
O gerente do Observatório da Indústria listou alguns pontos de atenção para a competitividade e ambiente de negócios do estado. “Temos questões com a solidez fiscal e com a eficiência da máquina pública que precisam de atenção para a sustentabilidade do estado”, aponta Pedro.
“Por outro lado, temos grandes potencialidades nas energias renováveis, em um momento em que o mundo olha para a transição energética como paradigma, além de importantes reservas de petróleo, sal e minerais”, pondera.
Educação Executiva no MIT e Transformação Digital para MPEs
Ainda na reunião, o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi no Rio Grande do Norte (IEL-RN), Juan Saavedra, apresentou a oportunidade oferecida pelo IEL para empresários no curso de Educação Executiva no MIT, na cidade de Boston, nos Estados Unidos.
A formação de uma semana envolve aulas teóricas no MIT e visitas técnicas a empresas, universidades e outros atores do ecossistema empreendedor em Boston.
A gestora do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), Kesiane Santana, e o diretor da Escola de Leads, Alberto Kastro, apresentaram o Projeto PROCOMPI Transformação Digital para Micro e Pequenas Indústrias.
O objetivo do projeto é promover ações, tecnologias e estratégias que utilizam métodos digitais para tornar as operações rotineiras de uma organização mais eficientes e, por sua vez, gerar outras tarefas para aumentar a produtividade e os resultados.
Dinâmica
Além das apresentações, quatro membros da FIERN Jovem fizeram uma breve apresentação de seus negócios durante a reunião. Maria Eduarda Simas, da SAMS; Caio Dainelli, da Jolie Patisserie; Arthur Germano, da Built Engenharia; e Fernanda Veloso, da Tapuio, detalharam as histórias dos seus negócios em uma dinâmica que ocorre em cada reunião.
Deu no Portal da Fiern
Descrição Jornalista
Esponja transforma água salgada em água doce em 6 horas
04/07/2025 15:32
Obra em apartamento: que alterações exigem aprovação do condomínio?
04/07/2025 10:42
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49