Jornalismo 12/07/2024 08:46
Uso da Lei de Acesso à Informação em reportagens é tema de curso gratuito e online para jornalistas brasileiros
O treinamento é direcionado para jornalistas, professores, comunicadores e estudantes de jornalismo
O Knight Center para Jornalismo nas Américas abriu inscrições para o novo curso online gratuito para jornalistas brasileiros, “Como usar a Lei de Acesso à Informação (LAI) para produzir reportagens de impacto”.
Organizado pelo Centro Knight da Universidade do Texas em Austin em parceria com o Fiquem Sabendo, organização brasileira especializada em LAI, o curso será ministrado em português e acontecerá de 15 de julho a 11 de agosto, com duração de quatro semanas.
Ao final os participantes receberão um certificado de conclusão gratuito.
O objetivo é treinar jornalistas, professores, estudantes de jornalismo e comunicadores comunitários que atuam na cobertura de políticas públicas e direitos humanos, ensinando habilidades e conhecimentos essenciais para acessar informações públicas na apuração de reportagens investigativas.
O curso “Como usar a Lei de Acesso à Informação (LAI) para produzir reportagens de impacto” será ministrado por três instrutores:
Os participantes aprenderão a acessar e analisar dados e documentos públicos, identificar lacunas de transparência nas ações e decisões públicas e elaborar reportagens jornalísticas originais.
Além disso poderão aperfeiçoar essas habilidades com exemplos do mundo real e insights de entrevistas com renomados jornalistas investigativos e de dados, como Juliana Dal Piva (ICL), Jamile Santana (Escola de Dados), Lucas Thaynan (Agência Tatu/Estadão) e Thays Lavor (Infoamazonia).
Através de uma combinação de videoaulas, leituras, discussões e questionários, os participantes poderão interagir com os materiais do curso em qualquer horário, completando as atividades e participando das discussões conforme sua disponibilidade.
Rosental Calmon Alves, professor de jornalismo na Universidade do Texas e fundador do Knight Center explicou a importância do curso para os jornalistas brasileiros:
“A LAI é um poderoso instrumento para combater a corrupção e assegurar a transparência da administração pública no Brasil.
Está em vigor há 13 anos depois de longa luta liderada por jornalistas investigativos. Porém, muitos jornalistas e comunicadores não sabem muito bem como utilizá-la de maneira eficaz”.
Deu em MidiaTalks
Descrição Jornalista