Veja outros destaques do relatório
- Em todos os países pesquisados, apenas 22% identificaram websites ou aplicativos de notícias como a sua principal fonte de notícias online – uma queda de 10 pontos em relação a 2018.
- O público permanece cauteloso quanto ao uso da IA na produção de notícias, especialmente para conteúdo sobre temas como política e noticiário
- Há mais aceitação em tarefas operacionais, como transcrição e tradução, e grandes reservas quanto à substituição de jornalistas pela IA generativa.
- O acesso a notícias pelo Facebook caiu 4 pontos percentuais na média dos países pesquisados.
- A utilização das plataformas para obter notícias online está fragmentada, com seis redes atingindo pelo menos 10% dos entrevistados, em comparação com apenas duas há uma década.
- Na média global, o YouTube é usado para notícias por quase um terço (31%) dos participantes do estudo; o WhatsApp por cerca de um quinto (21%), enquanto o TikTok (13%) ultrapassou o Twitter / X (10%) pela primeira vez
- Vídeos curtos de notícias são acessados por dois terços (66%) dos entrevistados a cada semana, com formatos mais longos atraindo cerca de metade deles (51%).
O relatório completo pode ser visto aqui.