Veja outros destaques do relatório

  • Em todos os países pesquisados, apenas 22% identificaram websites ou aplicativos de notícias como a sua principal fonte de notícias online – uma queda de 10 pontos em relação a 2018.
  • O público permanece cauteloso quanto ao uso da IA ​​na produção de notícias, especialmente para conteúdo sobre temas como política e noticiário
  • Há mais aceitação ​​em tarefas operacionais, como transcrição e tradução, e grandes reservas quanto à substituição de jornalistas pela IA generativa.
  • O acesso a notícias pelo Facebook caiu 4 pontos percentuais na média dos países pesquisados.
  • A utilização das plataformas para obter notícias online está fragmentada, com seis redes atingindo pelo menos 10% dos entrevistados, em comparação com apenas duas há uma década.
  • Na média global, o YouTube é usado para notícias por quase um terço (31%) dos participantes do estudo; o WhatsApp por cerca de um quinto (21%), enquanto o TikTok (13%) ultrapassou o Twitter / X  (10%) pela primeira vez
  • Vídeos curtos de notícias são acessados ​​por dois terços (66%) dos entrevistados a cada semana, com formatos mais longos atraindo cerca de metade deles (51%).

O relatório completo pode ser visto aqui.