Governo do Estado 21/05/2024 13:00

Espaço para lançamentos, Biblioteca Estadual Câmara Cascudo realiza sessão de autógrafos

Nesta terça-feira (21), às 18h30, autora Kalline Pondofe Santana recebe o público para o lançamento de “Não, e Pronto!”, que aborda a temática do uso drogas entre adolescentes.

A Biblioteca Estadual Câmara Cascudo (BECC) recebe a autora Kalline Pondofe Santana para o lançamento e a sessão de autógrafos do livro “Não, e pronto!”, nesta terça-feira (21), às 18h30.

Com uma linguagem escrita em formato de roteiro, em que cada capítulo é narrado por um personagem, o livro retrata um drama familiar comum nos dias de hoje: o uso de drogas entre os jovens e suas relações familiares.

Kalline Pondofe Santana é advogada e mentora em Gestão Familiar. Esta é sua primeira obra publicada e, após o lançamento, ela iniciará uma jornada de bate-papos em escolas públicas e privadas.

“Não, e pronto!” conta a história de uma família aparentemente harmoniosa, mas que vive o drama comum nos dias de hoje, que é o uso das drogas (lícitas e ilícitas) por adolescentes

Pedro, Davi, Danilo, Letícia, Raquel, mãe Maria, João, sargento Antunes e delegado Rubens são nomes tão comuns e amigáveis que poderiam ser personagens de alguma novela de tevê; ou mesmo nossos amigos, parentes e vizinhos.

Em “Não, e Pronto!”, esses personagens transitam em ambos os mundos. O texto é fluido, de rápida leitura e atrai não só os adolescentes, foco do livro, mas também traz lições para toda a família e sociedade.

“Considero esta uma coletânea de histórias reais com acontecimentos que mudaram a vida de muitas pessoas. Um quebra-cabeça de histórias de famílias diferentes que se encaixam para formar o quadro da vida real”, explicou Kalline.

Além dos relatos, outra inspiração para a autora é o conhecido livro “O Estudante”, de Adelaide Carraro, originalmente uma obra de ficção de 1975, que aborda o mesmo tema.

Autor do prefácio, escritor, procurador e acadêmico Marcelo Alves Dias de Souza afirma que o romance realista de Kalline Pondofe Santana também pode ser lido como ficção policial. “É direcionado à juventude, às famílias, é verdade.

Mas, deveras bem escrito, encantará a todos. É forte. É sobretudo tocante, já que, no decorrer das páginas, cada leitor encontrará um personagem para chamar de seu. O meu é Davi.”

BECC – Desde que foi reaberta ao público, em 2021, A Biblioteca Estadual Câmara Cascudo, gerenciada pelo Governo do RN, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto (FJA), tem desempenhado um importante papel para a valorização da literatura no Rio Grande do Norte.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista