Saúde 29/03/2024 15:14

Surto de dengue nas Américas pode ser o pior da história, alerta Opas

A Organização Pan-Americana da Saúde advertiu sobre o potencial do surto de dengue atual nas Américas se tornar o mais grave já registrado

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) advertiu que o surto de dengue nas Américas em 2024 pode se tornar o mais grave já registrado.

Os países mais afetados pela doença atualmente são: Brasil, Argentina e Paraguai.

Nos primeiros três meses deste ano, os casos de dengue nas Américas triplicaram em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme relatado pelo chefe da Opas e repercutido pela agência de notícias Reuters.

Em coletiva de imprensa, o doutor Jarbas Barbosa da Silva, da Opas, declarou que esta temporada pode ser a pior já enfrentada em termos de incidência de dengue. A organização já confirmou mais de 3,5 milhões de casos e mais de mil mortes pela doença nas Américas até março de 2024.

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. Existem quatro sorotipos do vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Transmissão

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se infecta quando pica uma pessoa com o vírus. O mosquito pode transmitir o vírus para outras pessoas durante toda a sua vida, que pode durar até 30 dias.

Sintomas

Os sintomas da dengue geralmente aparecem entre três e 14 dias após a picada do mosquito infectado. Os sintomas mais comuns são:

  • Febre alta (39° a 40°C);
  • Dor de cabeça;
  • Dor nos olhos;
  • Dor muscular e óssea;
  • Falta de apetite;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Erupções na pele (semelhantes à rubéola);

Em alguns casos, a dengue pode evoluir para formas graves, como a dengue hemorrágica. E essas formas graves podem ser fatais.

Prevenção

Pneus com água parada

Ads by Kiosked
(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é importante eliminar os criadouros do mosquito, como água parada em vasos de plantas, pneus velhos, calhas e lajes. Também é importante usar repelentes e roupas que protejam o corpo da picada do mosquito.

Tratamento

Não existe tratamento específico para a dengue. O tratamento é sintomático – isto é, visa aliviar os sintomas da doença. É importante beber bastante líquido, descansar e tomar medicamentos para controlar a febre e a dor.

Em caso de suspeita de dengue, é importante procurar atendimento médico imediatamente. Mais informações sobre a doença estão disponíveis numa página do site do Ministério da Saúde.

Deu em Olhar Digital

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista