Saúde 11/03/2024 15:28

Tempo de tela pode prejudicar gravemente seus olhos; veja como evitar

Estudo feito na pandemia de Covid-19 mostra que aumento do uso de tela esteve ligado à maior gravidade da doença do olho seco; autores da pesquisa dão dicas de prevenção

Todos os dias, mais e mais pacientes estão buscando atendimento médico após passarem longos dias em frente às telas de computador.

Os sintomas mais comuns incluem olhos irritados ou com coceira e uma sensação de secura ou areia na superfície do olho.

Estes são os sinais característicos da doença do olho seco, que afeta de 5% a 50% da população mundial, dependendo da idade, sexo, etnia e outros fatores. Esta condição pode ter várias causas, mas o estilo de vida desempenha um papel importante.

O uso – e o uso excessivo – de telas é um dos principais fatores.

Piscamos menos ao olhar para computadores, telefones e tablets, e quando o fazemos, nossa piscada muitas vezes é incompleta, o que significa que o olho não se fecha completamente.

As telas também são uma fonte de luz projetada, o que aumenta a temperatura da superfície do olho e aumenta a evaporação das lágrimas.

Na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, realizamos um estudo com estudantes universitários que receberam ensino híbrido durante a pandemia de Covid-19: 50% de suas aulas eram presenciais e 50% eram online.

De acordo com os dados que reunimos, o aumento do tempo de tela estava ligado a sintomas mais graves de olho seco. Aqueles que usavam telas por mais tempo fora da aula (mais de 8 horas por dia) apresentavam sintomas mais agudos.

A relação entre o tempo de uso da tela e os sintomas de olho seco. O gráfico compara os sintomas de 6 horas (esquerda), de 6 a 8 horas (meio) e mais de 8 horas (direita) de uso diário da tela em um grupo etário semelhante.

Embora reduzir o tempo de tela seja impossível em certos trabalhos, podemos reduzir a irritação e os problemas seguindo certas recomendações. Um entendimento básico do problema também pode nos ajudar a cuidar dos nossos olhos.

Gotas para os olhos e pálpebras

A superfície do olho é composta por pálpebras, o filme lacrimal (o revestimento líquido do olho), a córnea e a conjuntiva. A saúde desses tecidos está relacionada ao funcionamento do olho. Se algum deles for afetado, pode causar irritação no olho.

O filme lacrimal é composto por duas camadas. A camada inferior consiste em proteínas e água, e a superior consiste em óleo.

A camada de água é responsável por manter o olho hidratado, enquanto o óleo evita que ele evapore muito rapidamente. Problemas com qualquer uma das camadas podem causar desequilíbrios, impedindo que sejam distribuídas uniformemente e levando à irritação.

As pálpebras são responsáveis por manter o filme lacrimal uniformemente distribuído, além de fornecer proteção. Piscar menos vezes – o que fazemos ao olhar para uma tela – impede que essa camada seja distribuída adequadamente sobre a superfície do olho.

Você sofre de doença do olho seco?

Em primeiro lugar, muitas vezes não há motivo para pânico: sofrer certos sintomas de olhos secos não significa necessariamente que você tenha a doença do olho seco.

O guia publicado pela Sociedade do Filme Lacrimal e Superfície Ocular deixa muito claro que, além dos sintomas relatados, os pacientes também devem apresentar sinais de dano à superfície do olho.

Um profissional médico determinará se esse dano existe e quais medidas adicionais precisam ser tomadas.

No entanto, existem certos sinais a serem observados. Estes incluem uma sensação de secura, coceira, queimação, irritação ou olhos lacrimejantes. Pesquisadores descobriram que o sintoma mais comum após o uso prolongado de tela é a irritação.

Como reduzir a irritação e evitar a doença do olho seco

Tomando precauções, podemos garantir que as telas funcionem a nosso favor, não contra nós.

  • Altura da tela: É sempre melhor manter as telas abaixo do nível dos olhos. Dessa forma, as pálpebras não precisam se abrir tanto, o que significa que menos da superfície do olho fica exposta por longos períodos.
  • Posição da tela e iluminação: Você deve evitar a luz refletindo nas telas, seja de uma lâmpada ou de uma janela atrás de onde você está sentado. A luz excessiva nos força a concentrar mais, e portanto a piscar menos. Isso pode ser resolvido usando filtros anti-reflexo.
  • Períodos de descanso: O descanso é o melhor amigo dos seus olhos. Uma regra comum é a regra 20-20-20. Para cada 20 minutos de trabalho, olhe para algo a 20 pés de distância (cerca de 6 metros), por 20 segundos. Isso foi comprovado para reduzir os sintomas de ressecamento dos olhos, pois olhar para longe da tela restabelece nossa taxa normal de piscar.
  • Condições ambientais: Baixa umidade, altas temperaturas, correntes de ar de janelas abertas ou condicionadores de ar, fumaça de tabaco e excesso de purificador de ar podem ser prejudiciais para a saúde dos olhos.
  • Hidratação dos olhos: Gotas para os olhos podem ser a melhor opção em dias de trabalho especialmente intensos. Evite soluções salinas, pois sua composição não é a mesma do filme lacrimal. Eles não têm os óleos e proteínas e podem desestabilizar essa camada. A melhor opção são as lágrimas artificiais em dose única, que não contêm conservantes e não danificam o olho.

A prevalência das telas em nossa sociedade significa que os sintomas da doença do olho seco são comuns. No entanto, se enfrentarmos esse problema tomando as medidas corretas, isso não precisa afetar nossa qualidade de vida.

*Jacobo García Queiruga é professor interino na área de Optometria na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Belen Sabucedo Villamarín é pesquisadora pré-doutoral em Medicina Molecular do GI-2092 em Optometria na mesma universidade.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista