Indústria 11/03/2024 08:32

A relevância da mulher também na indústria (Artigo)

As mulheres são homenageadas em diferentes momentos do ano. No dia 08 de março, de modo especial, em relação a direitos e espaços.

Roberto Serquiz
Industrial e presidente do Sistema FIERN

As mulheres são homenageadas em diferentes momentos do ano. No dia 08 de março, de modo especial, em relação a direitos e espaços.

Algo necessário e justo!

A data passou a ser a principal referência para as diversas lutas das mulheres, notadamente, contra as desigualdades e preconceitos.

Na indústria, a mulher ocupa o espaço que desejar! É devido reconhecer que esta ocupação no âmbito industrial precisa ser ainda mais ampliada, sobretudo, nos cargos de representação sindical. Mas, também neste ambiente, existem avanços. Dos Sindicatos atualmente filiados a FIERN alguns são presididos por mulheres: Helane Cristina Pereira Cruz (SIFT); Maria da Conceição Rebouças Duarte Tavares (SINDPLAST) e Zauleide de Queiroz Leite (SINDISORVETE).

Aliás, Maria da Conceição também integra a Diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, que conta ainda com as industriais Fátima Dantas e Tercina Suassuna em sua composição.

Em relação ao Sistema “S” o número de mulheres em cargos de direção, chefia e assessoramento é bastante significativo tanto na FIERN quanto no SESI, SENAI e IEL.

As estatísticas gerais bem demonstram que as mulheres atuam nos diversos ambientes e, na maioria das vezes, representam o maior contingente de pessoas.

No Sistema FIERN, de modo particular, todas merecem as mais atenciosas homenagens, o que faço por meio da saudação pública às mulheres que são colaboradoras e às muitas que ocupam cargos de assessoria, chefia e direção.

Há uma outra particularidade – em relação ao Sistema FIERN – que merece igual destaque: o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem atuado para promover a diversidade na formação profissional para a indústria e, em 2023, algumas contribuições se destacaram na garantia de oportunidades que proporcionam igualdade de gênero com especializações ou qualificações específicas para mulheres nas áreas de energia eólica, eletricista, refrigeração, hidrogênio verde, além de debates nas escolas sobre o tema da equidade e respeito às diferenças.

Essa atuação vem ganhando uma dimensão de destaque.

O SENAI/RN recebeu, nesta semana, o “Selo ODS Educação” – um reconhecimento nacional público pela formação das primeiras mulheres especialistas do Rio Grande do Norte em operação e manutenção de parques eólicos.

O projeto, realizado pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) em parceria com a AES Brasil, teve o objetivo de impulsionar a participação feminina no mercado, em um contexto nacional e internacional em que os homens são maioria. Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER, representou o SENAI-RN e o Sistema FIERN na cerimônia de entrega do Selo.

Assim, direto ao ponto: o dia internacional da mulher representa a luta por respeito e valorização em todos os ambientes e, neste sentido, a indústria potiguar e o Sistema FIERN estão atentos para cumprir o seu papel, com a abertura de oportunidades e a celebração conjunta dos avanços em curso.

Deu em Tribuna do Norte

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista