Cultura 05/03/2024 05:16

RN participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) em Brasília (DF)

O Governo do Estado garantiu o deslocamento da delegação, financiando as passagens aéreas, e o Ministério da Cultura (MinC) é responsável pelas hospedagens, alimentação e traslados internos na capital federal.

Com abertura oficial prevista para a noite desta segunda-feira (04), com presença confirmada do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Janja, a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC) – Democracia e Direito à Cultura, promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), seguirá em programação até o dia 08 de março de 2024, em Brasília (DF).

Sob a liderança da secretária extraordinária de Cultura, Mary Lan Brito, e do diretor geral da Fundação José Augusto (FJA), Gilson Matias, a delegação do Rio Grande do Norte é composta por quarenta delegados e delegadas, que representam a sociedade civil e o poder público.

“Esta é a maior delegação potiguar da história das conferências, e também a mais representativa e plural”, disse Gilson, referindo-se à diversidade do grupo, que conta com pessoas indígenas, quilombolas e LGBTQIA+, e representantes de todos os dez territórios potiguares.

Por meio do gabinete da secretária extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto, o Governo do Estado garantiu o deslocamento da delegação, financiando as passagens aéreas, e o Ministério da Cultura (MinC) é responsável pelas hospedagens, alimentação e traslados internos na capital federal.

Com adesão de 100% das Unidades Federativas do país à 4ª CNC, o MinC se programou para receber três mil participantes, entre ouvintes, delegados(as), artistas e gestores (as) públicos(as), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O Nordeste está presente com o maior número de representantes – 406; seguido da região Norte – 268; Sudeste – 206; Centro-oeste – 188; e Sul – 133.

As delegadas e delegados que participam da etapa nacional da Conferência elegeram, nas etapas estaduais e distrital, aproximadamente 140 propostas que serão debatidas entre 12 grupos de trabalho e seis eixos temáticos.

O objetivo é promover o debate sobre as políticas culturais para o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais, de maneira transversal com as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.

Deste processo, serão escolhidas as diretrizes para o novo Plano Nacional de Cultura (PNC).

CONFERÊNCIA ESTADUAL

A 5ª Conferência Estadual de Cultura do Rio Grande do Norte foi realizada nos dias 06, 07 e 08 de dezembro de 2023, no Mardunas Hotel e Eventos, município de Nísia Floresta/RN.

Estiveram presentes 181 delegados e delegadas, 18 ouvintes e 15 convidados e convidadas de 60 municípios representantes dos 10 territórios do Estado.

Todo o processo reuniu mais de 4.761 trabalhadores e trabalhadoras da cultura potiguar em todas as etapas precedentes.

O evento foi realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Rio Grande, sob a coordenação do gabinete da Secretária Extraordinária de Cultura do Rio Grande do Norte, da Fundação José Augusto e do Fórum Potiguar de Cultura.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista