Consumidor 09/12/2023 18:29

Maioria diz que vai gastar menos no Natal de 2023, aponta pesquisa

Levantamento mostra que 41% dos entrevistados pretendem reduzir as compras no fim deste ano em comparação com a mesma época de 2022

Em que pesem as aspirações do varejo, a maior parte dos brasileiros pretende gastar menos com produtos e serviços no fim deste ano, período que inclui o Natal, do que gastou na mesma época do ano passado.

É isso o que mostra uma pesquisa do Instituto Travessia, de São Paulo, realizada com exclusividade para o Metrópoles.

De acordo com o levantamento, feito em 11 capitais brasileiras (veja lista abaixo), 41% das pessoas ouvidas afirmaram que reduzirão as despesas no fim deste ano, na comparação com 2022.

Outros 17% dos entrevistados disseram que manterão o mesmo patamar de consumo.

Juntos, os que vão fechar a carteira e os que vão preservar o nível de dispêndios somam 58% do total de pessoas ouvidas na enquete.

Um grupo de 37% afirmou, contudo, que quer aumentar os gastos e 5% não souberam ou não quiseram responder à questão (veja quadro abaixo).

Roupas na liderança

As roupas, com 29% das escolhas, estão entre os artigos mais desejados pelos consumidores. Elas ocupam o primeiro lugar na lista de prioridades de compras.

A seguir, para 19% do total, vêm a aquisição de bens duráveis, como geladeiras, TVs.

À pergunta “em que você pretende gastar mais no fim deste ano?”, porém, 15% disseram que não vão consumir absolutamente nada. Esses não vão abrir a carteira (veja quadro abaixo).

Os brasileiros também mostraram grande disposição para se divertir no fim de 2023. Em quarto lugar na lista de compras mais cobiçadas ficaram, com 9% das escolhas, as despesas com restaurantes, bares e festas.

A quinta posição foi ocupada pela intenção de adquirir um celular, com 7%.

13º das dívidas

Segundo a enquete, os brasileiros também já definiram que uso querem dar ao 13º salário de 2023. Do total de pessoas ouvidas, 57% querem pagar dívidas.

Outros 23% afirmaram que vão economizar esse dinheiro e apenas 15% se dispuseram usá-lo no consumo de produtos e serviços.

“Esse dado mostra que o brasileiro busca desperdiçar menos”, diz Renato Dorgan Filho, sócio e analista do Travessia.

“Isso talvez seja fruto do susto provocado pela pandemia, quando muitos se viram sem reservas para enfrentar uma crise incerta.”

A pesquisa do Instituto Travessia foi feita em 10 capitais estaduais (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Manaus, Cuiabá, Belém e Recife) e em Brasília, entre os dias 4 a 6 de dezembro.

A amostra da enquete foi de 800 entrevistas, realizadas por telefone.

A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Deu em Metrópoles

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista