Uncategorized 09/12/2023 13:12

Campanha na Escola Multicampi rastreia câncer de pele na população

Por Ricardo Rosado de Holanda

Realizada por meio de uma iniciativa da Liga Acadêmica de Dermatologia (Liderm), a ação beneficiou 24 pacientes da região e foi realizada na última quarta-feira, 6 de dezembro, na Clínica Escola da unidade acadêmica. 

Em alusão ao Dezembro Laranja, mês de conscientização ao diagnóstico precoce do câncer de pele, aconteceu, na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM/UFRN), uma campanha de rastreamento gratuito com a população seridoense.

Realizada por meio de uma iniciativa da Liga Acadêmica de Dermatologia (Liderm), a ação beneficiou 24 pacientes da região e foi realizada na última quarta-feira, 6 de dezembro, na Clínica Escola da unidade acadêmica.

Considerado o mais incidente no país, o câncer de pele é responsável por cerca de 185 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o que apontam os dados publicados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Neste ano de 2023, a campanha nacional, promovida pela SBD, apresenta o tema Seu Sol, sua pele e sua proteção. Cada um com a sua prevenção.

São realizadas, por todo o país, diversas iniciativas de conscientização, a fim de  ressaltar a necessidade da prevenção aos danos causados pelos raios solares nos diversos tipos de pele.

Responsável por coordenar a iniciativa na Escola Multicampi, a professora e dermatologista Ticiana Ramos explica que a ação foi motivada pela campanha em decorrência do Dezembro Laranja.

A docente comenta, ainda, que a região do Seridó apresenta uma alta incidência de radiação ultravioleta, o que é considerado um fator de risco muito importante para a realização dessa campanha, por meio do diagnóstico precoce, além de proporcionar a orientação necessária para a comunidade.

“Temos muitas cidades em que o tom da pele é muito claro, e são populações que se expõem muito ao sol, por trabalharem na agricultura, na pesca e na construção civil, por exemplo. Então, a campanha apresenta uma vasta importância para a nossa comunidade seridoense, tendo em vista que, no Seridó, temos uma alta incidência de radiação ultravioleta – considerada um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de um câncer de pele”, pontua Ticiana Ramos.

A campanha é uma das ações resultantes da Liderm, fundada em novembro de 2017 na Escola Multicampi, e que propõe a ampliação teórico-prática da área da dermatologia na graduação.

Sob a coordenação de Ticiana Ramos, são incentivadas pesquisas, extensões e projetos de ensino, a fim de ampliar a assistência em dermatologia para a população seridoense.

“A liga acadêmica é um grupo de alunos que se reúnem para estudar sobre a dermatologia. Com relação à prestação de serviços à sociedade, eles acompanham casos clínicos, além de algumas cirurgias dermatológicas”, ressalta a professora.

Cuidados redobrados 

Nos últimos meses, o Brasil tem enfrentado fortes ondas de calor, com temperaturas acima da média em todo o país.

A professora Ticiana Ramos comenta que, principalmente para aquelas pessoas que se expõem mais ao sol, é imprescindível uma proteção contra os raios solares. Segundo a dermatologista, é importante o uso de chapéus, bonés, guarda-sol, óculos e até mesmo roupas com proteção solar.

Ela salienta, ainda, que nas áreas que não estiverem cobertas, é necessária a aplicação de protetor solar a cada três horas.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista