Automóveis 03/12/2023 17:32

Volkswagen lança “certidão de nascimento” para carros antigos no Brasil

Ao querer disciplinar tudo o que se passa no Brasil, o Supremo Tribunal Federal corre o risco de tomar decisões de maneira vaga, confusa e ambígua.

Volkswagen traz para o Brasil uma de suas ações mais importantes quando o assunto é carro antigo.

A montadora alemã anunciou a chegada do “Certificado de Veículos Antigos”, que vai registrar todo automóvel que tenha saído de uma de suas fábricas no paós há pelo menos 20 anos.

Esse documento é uma espécie de “certidão de nascimento” da Volkswagen, trazendo todas as informações sobre o veículo, como os dados originais de produção, obtidos do acervo oficial da montadora, e recentemente digitalizado para que esse serviço pudesse ser lançado.

Tudo isso teve o aval da matriz, na Alemanha, que também ajudou com as certificações e padrões por aqui.

O Brasil é apenas o segundo país a ter esse programa.

Certificado garante autenticidade dos Volkswagen antigos feitos no Brasil (Imagem: Divulgação/ Volkswagen)
Certificado garante autenticidade dos Volkswagen antigos feitos no Brasil (Imagem: Divulgação/ Volkswagen)

“Oferecer os dados de produção desses veículos no formato de um certificado é uma maneira de abraçar e valorizar esse público de entusiastas de clássicos Volkswagen, além de estimular mais pessoas a preservar e manter as características de seus clássicos, fomentando, dessa forma, o amor pela marca”, disse o CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.

Com esse certificado, além de oficializar seu carro, por assim dizer, o proprietário terá mais facilidade na hora de restaurar seu modelo, caso queira. Isso graças aos dados que vêm nesse documento, como peças e demais itens do veículo.

Como tirar o certificado da Volkswagen?

O Certificado de Veículos Clássicos é emitido através do VW Collection para os veículos produzidos no Brasil que tenham pelo menos 20 anos.

Depois que o proprietário solicita à montadora esse documento, ela envia uma equipe especializada para buscar as informações de cada veículo.

O VW 1600 TL presente no acervo da montadora já é um dos certificados (Imagem: Divulgação/ Canaltech)
O VW 1600 TL presente no acervo da montadora já é um dos certificados (Imagem: Divulgação/ Canaltech)

Com tudo pronto, o certificado é emitido e enviado para impressão. O documento também recebe autógrafo de autenticidade das áreas responsáveis pela preservação destes dados e também da Garagem VW, o Desenvolvimento do Veículo Completo e o Departamento de Imprensa da Volkswagen do Brasil.

Segundo a Volkswagen, cada certificado custa R$ 500 e todo o valor arrecadado com esse programa servirá para financiar a Garagem VW, que reúne todos os modelos clássicos da marca na sede da montadora, em São Bernardo do Campo/SP.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista