Educação 01/12/2023 13:35

Benefícios da Educação Bilingue adotada pela Maple Bear Natal são comprovados por pesquisa científica da UFRN

Você sabia que uma criança pode desenvolver melhor o aprendizado de duas línguas se isso for feito ao mesmo tempo do que de maneira alternada?

Você sabia que uma criança pode desenvolver melhor o aprendizado de duas línguas se isso for feito ao mesmo tempo do que de maneira alternada?

É assim que acontece na Maple Bear Natal, única escola da capital com ensino legitimamente bilíngue, em que os alunos falam em inglês na sala de aula.

As crianças têm aulas 100% em inglês até os 4 anos de idade. A partir dos 5 anos , a exposição muda para 25% em português e 75% em inglês.

Do ensino fundamental em diante, as aulas são 50% na língua portuguesa e 50% na língua inglesa, incluindo o período de alfabetização simultânea nas duas línguas.

Os ganhos do aprendizado bilíngue no modelo adotado pela escola foram comprovados em uma tese de mestrado das pesquisadoras Ana Clara Costa e Janaína Weissheimer, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O estudo examinou os efeitos da educação bilíngue e da biliteracia simultânea nos níveis de conectividade da fala e leitura, em português e inglês, em uma amostra de 32 crianças de 10 anos matriculadas na Maple Bear Natal.

O termo biliteracia se refere ao conjunto de competências linguísticas e habilidades cognitivas que acompanham o indivíduo leitor ao longo da vida de forma paralela e concomitante em duas línguas.

Durante o estudo, os participantes realizaram tarefas de produção oral e testes de fluência e compreensão de leitura em português e inglês.

Os resultados mostraram que, em geral, as crianças desenvolveram tanto a conexão da fala quanto da leitura nos dois idiomas de forma paralela, ou seja, as línguas seguem caminhos diferentes, mas relacionados.

“Concluímos que a biliteracia simultânea, no caso dos participantes desta pesquisa, não é prejudicial ao desenvolvimento de nenhuma das duas línguas.

Ao contrário, promove o uso concomitante, o que, por sua vez, parece garantir suporte para o desenvolvimento tanto da língua portuguesa quanto da língua inglesa, de forma bidirecional”, explicou a professora Ana Clara Costa.

Além de um aprendizado 100% bilíngue, a instituição de ensino aplica o modelo de educação canadense, reconhecido como um dos melhores do mundo, que estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, com atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.

A Maple Bear Natal tem hoje turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental II (9° ano).

Mais informações em natal.maplebear.com.br ou em @maplebearnatal.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista