Governo do Estado 19/11/2023 17:25
Governadora recebe projeto de expansão do Infovia Potiguar
A iniciativa está entre os projetos que serão beneficiados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A governadora Fátima Bezerra recebeu na quinta-feira (16) o projeto básico da terceira etapa do Infovia Potiguar, um marco no avanço da infraestrutura de comunicação no Rio Grande do Norte.
A nova fase vai permitir a integração de todo o estado com redes de fibra óptica.
A iniciativa está entre os projetos que serão beneficiados pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O documento foi elaborado em parceria entre a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Agora, o governo estadual vai encaminhar o projeto para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ministério da Casa Civil, que é o responsável pela gestão do Novo PAC, com o objetivo de acelerar a chegada de recursos.
Após duas fases, iniciadas ainda em 2017, o Infovia Potiguar já atende dois milhões de potiguares, chegando a 21 cidades – cobrindo toda a Região Metropolitana do Estado.
A terceira etapa tem como objetivo instalação as redes de fibra ópticas em todos os 167 municípios norte-rio-grandenses, atingindo um total de 3,3 milhões de pessoas.
“Estamos aqui parabenizando mais uma parceria virtuosa entre o Governo do Estado e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O foco agora será fechar os detalhes e marcar reuniões para avançar no projeto. Essa terceira fase, quando implementada, vai permitir a chegada da fibra óptica em todos os municípios potiguares”, comemorou a governadora.
A terceira etapa prevê investimentos significativos em redes de transmissão de fibra óptica.
“Agora, vamos levar à Casa Civil para informar que o projeto está pronto e buscar a viabilização dos recursos”, disse a secretária estadual de Planejamento, Virgínia Ferreira, sobre a importância de acelerar as ações para ampliar o sistema em todo o Rio Grande do Norte.
O Projeto Infovia Potiguar é fruto do Núcleo de Redes Avançadas da UFRN (NuRA). Desde o início, a rede utiliza canais de fibra óptica da rede da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF).
A instalação das redes é feita em parceria entre os setores público e privado, onde se partilham os custos de construção, bem como a capacidade da infraestrutura instalada.
O projeto é dividido em etapas, sendo que a primeira, iniciada em 2017, alcança 54% da população potiguar — representando 1,81 milhão de pessoas.
A segunda fase, ainda em andamento, busca beneficiar outros 11% da população. Até o momento, já foram investidos R$ 36 milhões nas duas primeiras etapas, com recursos provenientes do Ministério de Ciências e Tecnologia e do Ministério das Comunicações.
O reitor da UFRN, José Daniel Diniz, reforça que o Infovia Potiguar é um avanço significativo na conectividade em todo o estado.
Ele detalha que a iniciativa terá um impacto direto para a população. “A UFRN tem desempenhado um papel crucial desde a primeira fase do projeto, contribuindo ativamente para sua implementação.
A fase 3, quando finalizada, permitirá que a internet de qualidade alcance em todos os municípios do Rio Grande do Norte”, encerrou.
Deu no Portal do Governo do RN
Descrição Jornalista
As 50 melhores praias do mundo em 2025
09/05/2025 18:43
Fundo do mar: conhecemos apenas 0,001%
09/05/2025 15:06