Lançado recentemente, o site SotaQuiz é um questionário interativo para avaliar o conhecimento dos usuários sobre os diferentes sotaques brasileiros.

O desafio é apresentado na forma de 27 áudios falados por pessoas nativas de cada estado do Brasil.

Após ouvir uma frase padrão, você tem que assinalar em um quadro de onde é a pessoa que está falando.

Mas, para não facilitar muito a tarefa, não há nas falas nenhum tipo de gíria ou expressões locais.

A frase é única para todos os falantes, e as pistas estão apenas na pronúncia de algumas letras, na entonação e na velocidade da fala, o que supostamente dá uma pequena vantagem àqueles que entendem de fonética.

“Você conseguiria reconhecer esses vários sotaques brasileiros?”, diz o narrador do vídeo da BlaBlaLab, responsável pelo experimento de comunicologia nas redes sociais. A frase lida em todas as gravações é:

“Consegue acertar de que Estado eu sou? Aqui tem carro, pilha, isqueiro, panela, sabão, tinta, porta e campainha”.

Qual é o objetivo do projeto SotaQuiz?

A princípio, o SotaQuiz existe, porque “O Brasil é bem maior que um eixo, estado ou sotaque.

Ele apresenta diversas variações linguísticas a depender da região, cidade e, às vezes, até do bairro”, diz uma descrição no site.

Além de um desafio sobre o conhecimento da nossa língua, o projeto da BlaBlaLab é também um convite a abraçar todos os “nossos jeitos, bagulhos, trens de todo o nosso Brasil”.

Embora esteja constantemente se transformando e variando de acordo com o meio em que está inserida, a língua “é viva”, diz o site.

Nesse sentido, o conhecimento desses sotaques regionais é um importante elemento de ligação entre a língua primordial e os estados de evolução linguística.

Embora já exista uma tentativa de criar um sotaque neutro, isso não passa de uma tentativa de criar uma linguagem televisiva para jornais e novelas, diz o vídeo da BlaBlaLab nas redes sociais.

O português brasileiro e seus múltiplos sotaques(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Como uma tentativa de resistir à submissão do português brasileiro à forma falada no sudeste do país, o vídeo de apresentação do SotaQuiz destaca a importância do Projeto Atlas Linguístico Brasileiro (ALiB) que respeita o caráter multidialetal da nossa língua e prevê que a pluralidade de seu uso seja levada para as salas de aula, como uma forma de formação da cidadania e respeito à diversidade.

Nesse sentido, a Dialetologia, estudo das variações linguísticas regionais e base para a criação do quiz, tem um papel fundamental, pois não se limita às variações geográficas dos múltiplos sotaques, como se fossem dialetos regionais, mas foca principalmente nas variações sociais, contribuindo para a diminuição dos estigmas e preconceitos linguísticos.

Para encarar esse desafio, basta entrar no site do SotaQuiz, e clicar em “Começar”.

Boa expedição linguística!