Universidade 05/10/2023 08:00

Podcast discute saúde mental dos professores da UFRN

O debate sobre a saúde mental dos professores é ainda um tabu.

O debate sobre a saúde mental dos professores é ainda um tabu.

A afirmação é de Tadeu de Oliveira, jornalista e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN (PPGCS/UFRN), e foi expressa no primeiro episódio do podcast Marginália, lançado no último domingo, 1° de outubro, intitulado Doença e Docência. 

Com a participação do professor do Instituto Humanitas Alex Galeno, a ação promoveu uma troca de ideias sobre possíveis causas para o problema.

Tratando especificamente da docência universitária, a discussão teve como objetivo fomentar o debate em cima de fatores potencialmente nocivos à saúde desses profissionais, que, de acordo com o professor Alex Galeno, por razões diversas, acabam negligenciando sua condição humana e frágil.

“Esse tema ainda é tabu, e acredito que o seja pela tradição racional que formou essa classe docente. Como diria Nietzsche, esse profissional coloca os conceitos à frente da vida, como se não tivesse corpo, e acaba não assumindo a sua doença, ‘a doença do mundo’. A depressão é o exemplo mais comum em nosso tempo”, comenta.

“É preciso que esse fato não fique esquecido na junta médica da Universidade, nem que seja algo meramente estatístico. É necessária uma agenda de prevenção, e tem de ser uma luta institucional. A dor, nesse sentido, não se trata de algo privado, pois ela acontece na esfera da instituição”, acrescenta Alex Galeno, destacando a relevância do tema abordado no episódio.

podcast é uma iniciativa do Marginália, Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura da UFRN.

O episódio pode ser acessado por este link.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista