Arqueologia 19/09/2023 11:42
Exploradores obtêm imagens inéditas de navio japonês naufragado na 2ª Guerra
Embarcação que afundou durante Batalha de Midway, iniciada em 4 de junho de 1942, estava a 5,5 km de profundidade em águas de Patrimônio Mundial da Unesco
Pesquisadores visualizaram o navio japonês Akagi pela primeira vez desde que a embarcação naufragou, durante a Batalha de Midway, em junho de 1942, na Segunda Guerra Mundial.
O levantamento visual foi conduzido pela Ocean Exploration Trust, que anunciou o feito na última sexta-feira (15).
Inicialmente, uma pesquisa de mapeamento conduzida em 2019 pela Vulcan, Inc., em parceria com a Marinha dos Estados Unidos, apenas localizou o porta-aviões japonês naufragado. Mas ninguém havia visualizado a embarcação em detalhes até então.
Em 10 de setembro de 2023, uma equipe a bordo do navio de pesquisa E/V Nautilus passou 14 horas pesquisando Akagi, que estava a 5,5 km de profundidade.
O grupo examinou os danos da batalha e da colisão no fundo do mar na estrutura do veículo japonês, transmitindo uma filmagem da expedição ao vivo no Youtube.
A visualização do Akagi fez parte de uma missão de 27 dias financiada pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) para explorar habitats de águas profundas no Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea (PMNM), um Patrimônio Mundial da Unesco e a maior área marinha protegida do mundo.
Além de Akagi, pesquisadores avaliaram dois outros porta-aviões da Segunda Guerra perdidos durante a Batalha de Midway: o navio norte-americano Yorktown e veículo japonês IJN Kaga.
“Durante mais de 43 horas de profundidade, circunavegamos metodicamente esses naufrágios históricos, revelando muitas características em grande detalhe, incluindo seu armamento, batalha e danos relacionados ao naufrágio”, disse Daniel Wagner, cientista-chefe do Ocean Exploration Trust.
“Muitos canhões antiaéreos ainda estavam apontados para cima, fornecendo pistas sobre os momentos finais desses navios icônicos.”
O Akagi foi um dos navios que afundou na Batalha de Midway, iniciada em 4 de junho de 1942. Conforme comunicado, o conflito continuou durante os três dias seguintes, com os combates espalhados por uma grande extensão de oceano ao norte do atol de Midway.
No final da batalha, quatro porta-aviões japoneses e um norte-americano foram afundados, junto com um contratorpedeiro dos EUA e um cruzador japonês. Os líderes da força de ataque do Japão então se retiraram de sua invasão planejada.
A batalha ceifou a vida de quase 3,4 mil marinheiros e aviadores, com perdas dos EUA superiores a 350 mortos e as japonesas, acima de 3 mil. O campo do conflito naval está agora protegido dentro do PMNM.
Hoje, o confronto é conhecido como um “ponto de mudança onde a expansão japonesa para o leste foi interrompida” e “o Atol de Midway foi preservado e reforçado como um importante posto avançado americano”, de acordo com a Ocean Exploration Trust.
Deu em Galileu
Descrição Jornalista
Índia negocia acordo comercial com EUA para evitar tarifas elevadas
13/07/2025 09:16
MP pede estudo mais detalhado para poda do maior cajueiro do mundo
13/07/2025 05:45
John Textor toma atitude importante sobre novo técnico do Botafogo
01/07/2025 09:49