Indústria 19/07/2023 08:00

Durante celebração dos nove anos do Mais RN, presidente da FIERN destaca acreditar na ‘força do RN’

“O Mais RN chega aos nove anos de atividade, definitivamente como uma bússola para o crescimento e também se consolida em um observatório”, acrescentou o presidente da FIERN.

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, fez, na noite desta terça-feira (18), durante pronunciamento no auditório da Casa da Indústria, em solenidade que marcou a celebração dos nove anos do Observatório da Indústria Mais RN, uma enfática defesa das possiblidades de o Rio Grande do Norte ter novos ciclos de desenvolvimento.

Ele destacou que o Mais RN — ao se consolidar enquanto núcleo de planejamento estratégico e sistematizar informações e análise com credibilidade — é uma bússola para conquistar esse crescimento.

“Acreditamos no Rio Grande do Norte e na sua força. O Estado será o maior produtor de energia do país e podemos realizar o sonho de exportar para o mundo hidrogênio verde”, apontou Amaro Sales, ao reforçar que o Mais RN, atualmente, se constitui em um observatório de inteligência e estratégica para a indústria e a economia do Rio Grande do Norte.

“O Mais RN chega aos nove anos de atividade, definitivamente como uma bússola para o crescimento e também se consolida em um observatório”, acrescentou o presidente da FIERN.

Ele citou a trajetória marcada pela evolução – de documento a um núcleo – sem perder o foco na missão de apontar os caminhos para a economia do Rio Grande do Norte ter um ambiente favorável aos investimentos e empreendedorismo.

Amaro Sales elogiou a atuação dos que contribuíram para que o Mais RN fosse executado e tivesse essa evolução nos nove anos.

Ele citou o ex-prefeito e ex-deputado Marcos César Formiga, um dos homenageados (in memoriam) com o Mérito Mais RN, instituído pela FIERN e entregue durante a solenidade da noite desta terça-feira.

“Marcos César Formiga, que foi um dos planejadores do Estado, idealizou o Mais RN e afirmava a dimensão que poderia ter essa iniciativa”, lembrou.

Além do ex-prefeito Marcos Formiga, representado na solenidade pelo filho Marcelo Formiga, o diretor primeiro tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, que também é diretor do Mais RN;

a governadora Fátima Bezerra, o senador Rogério Marinho; o consultor Cláudio Porto, diretor-presidente da Macroplan; Rodrigo Suprani, economista do Mais RN;

José Bezerra Marinho, consultor da FIERN e ex-coordenador do Mais RN, Pedro Albuquerque, gerente do Mais RN; Marcelo Caetano Rosado, presidente do  Sindicato das Indústrias de Extração de Calcário, Fabricação de Cimento e Argamassa do Estado do Rio Grande do Norte (SINECIM/RN), Jaime Calado, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do RN, Carlos Eduardo Xavier, secretário de Estado da Fazenda.

O presidente da FIERN, Amaro Sales, foi homenageado com uma menção honrosa entregue por Roberto Serquiz.

O  diretor tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, falou em nome dos homenageados.

“O Mais RN, em nove anos, nasceu como um diagnóstico da situação do Estado, amadureceu como pesquisa e hoje se transforma como observatório de inteligência da indústria”, ressaltou Roberto Serquiz.

Gerente do Mais RN, Pedro Albuquerque apresentou resultados, entregas e números do Mais RN: são 260 indicadores sistematizados, 50 plataformas interativas digitais, 54 estudos setoriais.

“O Mais RN tem a vocação de construir o futuro”, observou José Bezerra Marinho, consultor da FIERN.

O vice-governador Walter Alves afirmou que o MAIS RN hoje é indispensável para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

“Um verdadeiro ‘GPS’ para orientar os rumos do nosso crescimento econômico”, comentou.

A solenidade de celebração teve a participação do diretor primeiro secretário da FIERN, Heyder Dantas, demais diretores da Federação, gestores, representantes das federações dos setores produtivos, parlamentares, entidades de classe, do Judiciário e Ministério Público.

Livro mostra evolução e perspectivas do Mais RN

Durante a solenidade que marcou os nove anos de atividades do Observatório Indústria MAIS RN, houve o lançamento oficial do livro “Mais RN – A bússola do desenvolvimento potiguar”, que destaca a história deste núcleo estratégico.

Organizado pela jornalista Rosilene Pereira, a publicação faz um relato sobre o que é o MAIS RN atualmente, destaca os principais projetos executados no período e as perspectivas para o futuro do programa.

Na apresentação do livro, o presidente da FIERN, Amaro Sales, afirma que houve “uma grande evolução nesses nove anos de atuação do Mais RN”.

O livro tem prefácio do presidente da CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Robson de Andrade, uma homenagem a Marcos Formiga, primeiro coordenador do Mais RN, e está dividido em quatro capítulos com os seguintes conteúdos:

“FIERN: sete décadas mirando o futuro da indústria potiguar”, “Transição do Mais RN”, “Os pilares do Mais RN”, “Salto em tecnologia em inovação, “O futuro do Mais RN”.

Deu no Portal da Fienr

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista