Propaganda 11/07/2023 11:37

Conar abre representação ética contra propaganda da Volkswagen com Elis Regina

Ação foi motivada por queixas de consumidores; será analisado o fato da cantora ter sido "revivida" por ferramenta tecnológica e Inteligência Artificial, além da possível confusão que isso pode gerar

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) abriu uma representação ética contra a campanha publicitária de 70 anos da Volkswagen, na qual a cantora Elis Regina, morta em janeiro de 1982, é trazida “de volta à vida” por meio de “ferramenta tecnológica e Inteligência Artificial (IA)”.

Na propaganda em questão, Elis aparece ao lado de sua filha, a também cantora Maria Rita. Elas cantam juntas a música Como Nossos Pais, passando uma ideia de que Elis estaria viva atualmente.

Segundo o Conar, a representação foi motivada por queixas de consumidores. “O Conar abriu hoje, 10 de julho, representação ética contra a campanha ‘VW Brasil 70: O novo veio de novo’, de responsabilidade da VW do Brasil e sua agência, AlmapBBDO, motivada por queixa de consumidores”, diz a nota enviada à CNN.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista