Guerras 30/05/2023 12:27

1º navio dos EUA naufragado por kamikaze na 2ª Guerra é achado no Japão

Embarcação USS Mannert L. Abele foi atingida por piloto suicida japonês em 12 de abril de 1945, o que resultou na morte de 84 norte-americanos

O primeiro navio de guerra dos Estados Unidos afundado por um kamikaze durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) foi localizado em águas próximas à cidade japonesa de Okinawa.

A informação foi divulgada no Twitter pela Marinha dos EUA no último dia 25 de maio. Segundo o post, o navio contratorpedeiro norte-americano USS Mannert L. Abele (DD-733) foi o primeiro a ser naufragado por uma bomba suicida guiada pelo foguete Yokosuka MXY-7 Ohka, apelidado de “Cherry Blossom” (“flor de cerejeira”).

Segundo a agência de notícias Cision PR newswire, o navio foi descoberto durante uma expedição arqueológica subaquática comandada pelo explorador oceânico veterano Tim Taylor, CEO da empresa de tecnologia oceânica Tiburon Subsea.

A expedição, batizada de “Projeto Lost 52”, ganhou o reconhecimento da Agência Japonesa para Ciência e Tecnologia Marinho-Terra (JAMSTEC) como a primeira e mais abrangente investigação arqueológica offshore em águas japonesas.

Para Taylor, a descoberta do USS Mannert L. Abele, é muito pessoal. O pai do CEO serviu na Marinha como parte da principal força de invasão na batalha de Okinawa, pela qual testemunhou outro kamikaze atingir o barco onde ele estava, o USS Telfair. “Meu pai quase teve o mesmo destino da tripulação do Abele apenas alguns dias antes”, observa Taylor. “Essa foi uma descoberta muito emocionante para mim, conectando-me ao meu pai.”

Foguete Ohka "Cherry Blossom" que levava kamikazes do Japão  — Foto: @NavalInstitute/Twitter/Reprodução

Foguete Ohka “Cherry Blossom” que levava kamikazes do Japão — Foto: @NavalInstitute/Twitter/Reprodução

O USS Mannert L. Abele foi atacado em 12 de abril de 1945, no mesmo dia em que Franklin Roosevelt faleceu. Os sobreviventes que testemunharam o naufrágio pensaram que o navio fora dividido em duas partes, como o Titanic.

As descobertas da equipe de exploração confirmam que a embarcação realmente dobrou ao afundar a mais de 1,3 mil metros de profundidade, em uma área vulcânica fortemente ativa. O ataque ceifou a vida de 84 estadunidenses.

Ao todo, a batalha em Okinawa matou mais de 12,5 mil soldados e marinheiros dos EUA, resultando ainda no maior número de casos de fadiga de combate registrados em qualquer batalha americana na história.

O USS Abele estava servindo como um navio de radar posicionado a cerca de 144 km da costa entre Okinawa e o Japão continental como parte da Operação Iceberg.

Deu em Galileu

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista