Quem nunca teve que carregar um amigo bêbado para fora de um bar é porque
provavelmente estava sendo carregado, não é mesmo? Embora a embriaguez possa
render alguns momentos engraçados, beber demais nunca é benéfico para a nossa
saúde e costuma gerar uma ressaca terrível.
E o que poderia ser pior do que acordar com uma dor de cabeça de matar? No século XVI, o povo da Inglaterra possuía uma punição ainda mais humilhante para quem acabou se passando no álcool na noite anterior: o Manto do Bêbado. Ficou curioso para saber mais sobre esse castigo? Conheça essa história nos próximos parágrafos!
Humilhação pública(Fonte: Wikimedia Commons)
O Manto do Bêbado era uma punição bastante simples. Qualquer pessoa considerada culpada de vários delitos de embriaguez deveria usar um barril de cerveja vazio como vestimenta, o qual possuía um buraco no topo para a cabeça e dois buracos nas laterais para os braços. Então, os beberrões deveriam desfilar pela cidade envergonhados pelos seus vizinhos.
Embora a cultura da bebida e dos pub’s sempre tenha feito parte da história da Inglaterra, o Manto do Bêbado marcou uma firme resistência à cultura do excesso de álcool.
Em algumas partes da região, a punição também ficou conhecida como “Manto de Newcastle”, visto que alguns historiadores suspeitam que foi lá onde os bêbados passaram a ser
punidos pela primeira vez.
“As informações sobre este dispositivo são incompletas e, embora tenhamos certeza de que foi usado em várias vilas e cidades em toda a Europa, não sabemos onde foi
pensado pela primeira vez”, é a informação passada pelo Clink Prison Museum, em Londres.
Interferência do Parlamento(Fonte: Wikimedia Commons)
Tendo em vista que a Inglaterra tornou-se um espaço cultural para os bêbados de plantão, o Parlamento
inglês começou a procurar maneiras de regular o
consumo de álcool em todo o país temendo os efeitos colaterais negativos da bebedeira desimpedida. O
primeiro passo foi tomado em 1551, quando a embriaguez
pública tornou-se um crime civil.
Além disso, os políticos ingleses também implementaram uma série de estatutos estritos para punir os bêbados, especialmente aqueles que foram presos mais de uma vez.
Qualquer indivíduo preso por embriaguez deveria pagar uma pequena multa em dinheiro, mas seriam humilhados com o Manto do Bêbado em caso de reincidência.
Estima-se que a ideia do manto possa ter surgido com o rei Jaime I da Inglaterra, o qual supostamente adorava pensar em punições que fossem “bizarramente adaptadas para se adequarem ao crime em particular”. O Manto do Bêbado, contudo, só foi realmente tornar-se popular entre 1653 e 1658.
Embora essa fosse uma punição bastante peculiar, não demorou muito para que a ideia se espalhasse para além da Inglaterra, chegando em países como Alemanha, onde foi apelidado de “brasão da vergonha”; Dinamarca, local onde a forma de punição passou a ser chamada de “manto espanhol; e até mesmo nos Estados Unidos, onde foi apelidada de “camisa-barril”.