Consumidor 17/05/2023 11:28

11 empresas são donas de quase tudo que achamos no supermercado

Um dado curioso é que, sem saber, em muitas situações estamos levando para casa itens que acabam vindo de uma mesma empresa.

Quando vamos ao supermercado, é muito comum escolhermos nossos produtos favoritos pela marca que eles apresentam na embalagem.

Um dado curioso é que, sem saber, em muitas situações estamos levando para casa itens que acabam vindo de uma mesma empresa.

Para mostrar essa realidade, um estudo feito pela CB Insights mostra que 11 empresas acabam se portando como um grande guarda-chuva com várias marcas sob a sua “proteção”, e com praticamente todos os produtos que colocamos no carrinho (alimentos,  bebidas e até produtos de limpeza entram nesse pacote).

Ficou curioso para saber quais são elas? Então confira a seguir (lembrando que elas estão distribuídas de forma aleatória, sem nenhum tipo de ranqueamento de influência).

1. Nestlé

(Fonte: Food Inovation/Reprodução)(Fonte: Food Inovation/Reprodução)

Uma das primeiras coisas que muitos pensam quando falamos em Nestlé é em chocolates — e eles de fato são os principais produtos da empresa. Entretanto, ela está (bem) longe de sobreviver apenas disso.

Em seu catálogo, a empresa abraça itens como Nescafé, Leite Ninho, misturas para bebês (as famosas fórmulas), bolachas (Negresco, Passatempo e Bono, apenas para citar alguns exemplos), a água Levíssima e até mesmo alimentos para pets, como Dog Chow e Cat Chow.

2. Coca-Cola

(Fonte: Portal do Marketing/Reprodução)(Fonte: Portal do Marketing/Reprodução)

Apesar de carregar o nome de sua bebida carro-chefe, a marca Coca-Cola também possui outros produtos em seu catálogo, como Schweppes, chás Leão, Suco Del Valle, energéticos da linha Monster, as cervejas Eisenbahn, Kaiser e Bavaria, e também a água mineral Crystal.

3. Mars(Fonte: Gazeta do Povo/Reprodução)(Fonte: Gazeta do Povo/Reprodução)

A Mars não é muito lembrada pelo seu nome, mas ela também tem alguns produtos comuns no nosso dia a dia, como os chocolates Twix e Snickers, os produtos das marcas Royal Canin e Whiskas, as balas Skittles e, claro, os famosos M&M’s.

4. Kellogg’s(Fonte: Mundo das Marcas/Reprodução)(Fonte: Mundo das Marcas/Reprodução)

A Kellogg’s ganhou fama em nosso país por conta do cereal Sucrilhos, mas engana-se quem acha que sua linha de produtos fica apenas nisso — afinal, ela também tem em sua lista biscoitos integrais de marca própria e outros produtos voltados para o público infantil.

5. Pepsico

(Fonte: Meio e Mensagem/Reprodução)(Fonte: Meio e Mensagem/Reprodução)

Não há como negar que o nome da empresa já dá uma pista de um de seus produtos (o refrigerante Pepsi), mas ela também tem itens como os salgadinhos da linha Elma Chips, a aveia Quaker, o refrigerante H2OH!, o achocolatado Toddy (e, por consequência, a bebida Toddynho), Gatorade e muito mais.

6. Associated British Foods

Talvez essa seja um nome menos conhecido de todos da lista, mas possui produtos que usamos vez ou outra em nosso dia a dia, como Ovomaltine e os itens da marca Fleischmann (aqui temos misturas para bolo e fermento), apenas para citar alguns exemplos.

7. Unilever

(Fonte: Pérola Grupo/Reprodução)(Fonte: Pérola Grupo/Reprodução)

Acreditamos que a Unilever seja a mais variada em seu catálogo de produtos de todas as empresas que temos nessa lista. Quer uma prova? Vamos citar apenas alguns nomes de marcas que ela abraça (e você mentalmente vai pensando se alguma delas não está no seu dia a dia): Hellman’s, Knorr, Becel, Omo, Brilhante, Arisco, Dove, Lux e até mesmo sorvetes como o Magnum integram essa relação.

8. Kratz-Heinz

(Fonte: Correio Braziliense/Reprodução)(Fonte: Correio Braziliense/Reprodução)

Mais uma marca com foco no mercado alimentício e que é bem tradicional quando falamos em maionese, ketchup e mostarda (que carregam a própria marca Heinz). Entretanto, ela também é responsável pelos produtos da linha Quero (abraçando enlatados e molho de tomate), o cream cheese Philadelphia e muito mais.

9. Mondelez(Fonte: Valor/Reprodução)(Fonte: Valor/Reprodução)

A Mondelez é dona de marcas como Lacta, Milka, Club Social e Oreo, o que já dá uma ideia de alguns produtos que ela possui em seu catálogo. Entretanto, o que talvez muitos não saibam é que ela também cuida dos produtos Tang e das balas Halls.

10. Danone(Fonte: Food Inovation/Reprodução)(Fonte: Food Inovation/Reprodução)

A marca que praticamente virou sinônimo de uma categoria de produto (que atire a primeira pedra quem nunca disse que iria tomar um danone) também conta com mais itens em sua dependência, como a fórmula Aptamil, o Milnutri e mais alguns outros.

11. General Mills

A General Mills não possui uma linha tão extensa de produtos, mas aqui no Brasil ela faz a distribuição de itens da Yoki e da Kitano, além dos sorvetes da conhecida marca Häagen-Dazs.

Deu em Mega Curioso

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista