Comércio 03/05/2023 09:34

Com crédito mais caro, vendas para o Dia das Mães devem encolher 4,1%

Apesar da desaceleração dos preços, juros em alta provocarão queda do volume de vendas em relação a 2022. Segunda data mais importante do varejo no ano, o Dia das Mães deverá gerar quase 22 mil postos de trabalho temporário

Segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas do comércio varejista voltado para o Dia das Mães deverá atingir R$ 13,17 bilhões em 2023.

A confirmação dessa expectativa representa uma retração de 4,1% em relação à movimentação financeira real observada no ano passado.

O ramo de vestuário, calçados e acessórios costuma responder pela maior fatia das vendas.

Neste ano, não será diferente: a previsão de faturamento é de R$ 6 bilhões, apesar da queda esperada de 3% em relação ao volume observado no ano passado.

Em seguida, vem o segmento de farmácias, perfumarias e lojas de cosméticos, com vendas previstas na casa dos R$ 2,2 bilhões, e os estabelecimentos especializados na venda de utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com R$ 1,7 bilhão.

A maior alta deve ocorrer no ramo de hiper e supermercados: 0,6% perante 2022, o equivalente a R$ 1,87 bilhão no total.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, apesar das expectativas de vendas abaixo do ano passado, o movimento é bastante esperado pelos empresários do comércio.

“Não apenas pela magnitude da data, mas também pela diversidade de segmentos impactados pelas comemorações, o Dia das Mães é considerado o Natal do primeiro semestre pelo varejo brasileiro”, afirma Tadros.

Vendas só aumentam no Sul e em Goiás

O economista da CNC responsável pela apuração, Fabio Bentes, aponta que, apesar da perspectiva negativa, os Estados do Sul e Sudeste devem concentrar o maior ânimo para as compras. Regionalmente, São Paulo (com vendas na casa dos R$ 4,2 bilhões), Minas Gerais (R$ 1,2 bilhão) e Rio Grande do Sul (R$ 1,2 bilhão) devem concentrar 51% das vendas.

Entretanto, apenas quatro das doze maiores unidades da Federação deverão registrar avanços nos volumes de vendas locais: Rio Grande do Sul deve ter alta de 3,6%, Goiás de 2,5%, Paraná de 2,1% e Santa Catarina de 0,9%.

Menos contratações de temporários

Com expectativas de redução real das vendas, a contratação de trabalhadores temporários para atender à demanda sazonal neste ano deverá ser menor que no ano passado (de 23,7 mil vagas para 21,9 mil). Apesar disso, o salário médio de admissão deve ficar 7,2% acima do de 2022, em torno de R$ 1.667,50.

Assim como na movimentação financeira, os Estados de São Paulo e Minas Gerais, com contratações de 6 mil e 2,4 mil trabalhadores, respectivamente, devem ser os maiores demandantes de temporários.

“Neste ano, a demora na recuperação das condições de consumo da população tem provocado sucessivas revisões nas expectativas de crescimento da economia e do próprio varejo”, explica Fabio Bentes. Conforme o economista, embora a quantidade de vagas temporárias ofertadas tenha sido maior em 2019, a taxa de efetivação deverá ser de 4,7%, menos do que a média dos anos anteriores.

Vendas de eletrodomésticos devem cair 13%

Apesar da desaceleração dos níveis gerais de preços, o economista da CNC aponta que as condições de consumo se mostram desfavoráveis à ampliação das vendas para o Dia das Mães, em virtude do aumento dos juros na ponta ao consumidor.

De acordo com o Banco Central, a taxa média de juros ao fim do primeiro trimestre de 2023 estava no maior patamar dos últimos cinco anos e meio.

Com isso, os segmentos mais dependentes das condições de crédito, como eletroeletrônicos e utilidades domésticas, produtos de informática e comunicação e móveis e eletrodomésticos, tendem a registrar perdas expressivas em relação ao ano passado – as reduções das vendas devem chegar a 13,9%, 9,7% e 3,8%, respectivamente.

“A elevação dos juros tem surtido efeito não apenas no nível de atividade do setor, mas também nos preços ao consumidor, com reflexos na cesta de consumo de bens e serviços relacionados à data”, analisa Fabio Bentes.

Em 2023, esse grupo específico de bens e serviços deverá ter aumento de preços de 6,7% – abaixo do ritmo de reajustes verificado no ano passado, que foi de 10,8%.

Cosméticos e itens de vestuário tendem a acusar variações superiores a 10% quando comparadas ao mesmo período de 2022.

Por outro lado, no sentido da desaceleração da inflação, destacam-se as variações negativas observadas nos preços de computadores pessoais, televisores e aparelhos de som, com quedas de 13,2%, 11,5% e 9%, respectivamente.

Deu no Portal da CNC

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista