Universidade 27/04/2023 17:00

Ação conscientiza sobre efeitos nocivos do ruído

A atividade vai ser realizada no próximo sábado, 29, das 8h às 11h, no espaço Folha das Artes, localizado no Parque das Dunas.

Despertar a atenção para os riscos da exposição aos ruídos.

Essa é a finalidade da 9ª edição do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (Inad), que está sendo promovida pelo Departamento de Fonoaudiologia (Defono) da UFRN.

A atividade vai ser realizada no próximo sábado, 29, das 8h às 11h, no espaço Folha das Artes, localizado no Parque das Dunas.

O público-alvo são os alunos dos cursos de Fonoaudiologia, de Arquitetura e da Escola de Música da UFRN.

A atividade também é aberta para o público em geral. A programação pode ser consultada no Instagram da atividade.

Tendo como tema Ruído na Comunicação?

Todos sem conexão!, a ação integra a campanha do Inad Brasil e consiste na realização da avaliação espectral da voz, da medição do nível de pressão sonora do ambiente e nos fones de ouvido dos participantes.

Durante o evento, será feita a apresentação de aparelhos auditivos, de produtos auxiliares à audição e a divulgação de informes educacionais sobre os efeitos nocivos da exposição do ruído. Na programação também consta a apresentação musical do Grupo Labacé.

De acordo com a professora Maria Raquel Speri (Defono), a ação pretende conscientizar jovens, adultos e crianças sobre os resultados nocivos do ruído e do uso prolongado de fones de ouvido na saúde auditiva e no bem-estar em geral.

Segundo ela, a exposição aos ruídos causa efeitos auditivos, como zumbido e perda de audição, e extra-auditivos, como estresse, diminuição da capacidade de concentração, irritabilidade, insônia, tontura, dor de cabeça, entre outros problemas.

Além do Defono, também promovem essa atividade o Departamento de Arquitetura e a Escola de Música da UFRN.

Para quem quiser obter o certificado de participação, basta realizar a inscrição no Sigaa.

Inad

O Inad (International Noise Awareness Day), ou Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, foi instituído em 1996, nos Estados Unidos.

Trata-se de uma campanha internacional cujo objetivo é conscientizar a população sobre os riscos da exposição constante ao ruído para a saúde, a qualidade de vida e o meio ambiente. O Inad é realizado anualmente no mês de abril.

Deu no Portal da UFRN

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista