Governo do Estado 25/04/2023 10:00

Governadora é convidada a palestrar em evento nacional de mulheres no Judiciário

Seminário será promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE, e será realizado nos dias 11 e 12 de maio, em Recife

A governadora Fátima Bezerra recebeu da desembargadora federal Cibele Benevides o convite para participar do 5º Seminário “Mulheres no Sistema de Justiça: Desafios e Trajetórias”.

O evento, que reunirá magistradas de todo do país, acontece em Recife nos dias 11 e 12 de maio.

O convite para o painel “Participação política feminina: a mulher nos espaços de poder. Interlocução com o Poder Legislativo e Poder Executivo” foi entregue à governadora Fátima Bezerra durante reunião na Governadoria, na tarde desta segunda-feira (24).

O seminário será promovido pela Associação dos Juízes Federais do Brasil – AJUFE, e será realizado nos dias 11 e 12 de maio de 2023, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), em Recife, Pernambuco.

“Este ano foi definida a realização do evento no Tribunal da 5ª região, em Recife, exatamente porque conseguimos aumentar o número de desembargadoras. Eram 15 homens, agora a gente tem três mulheres, e uma potiguar”, disse a desembargadora Federal Cibele Benevides, que na ocasião estava acompanhada de outras magistradas.

A desembargadora explicou ainda o motivo do convite à governadora para um evento com magistradas.

“A gente quer o seu depoimento sobre o que é ser uma mulher na política”. A governadora Fátima se mostrou lisonjeada e disse que irá participar do seminário.

“Eu me sinto muito honrada pelo convite.  Acho muito importante falar da nossa experiência, desde o meu papel como professora, que ainda sou, passando pelo meu tempo de parlamentar e agora como governadora”, disse Fátima Bezerra, que também parabenizou a desembargadora por trazer o evento para o Nordeste.

Apesar do seminário ser voltado para juízas e desembargadoras, a ideia do evento é fazer com que as participantes saibam das dificuldades, das trajetórias e das vitórias das mulheres na política, independente de bandeiras ou questões partidárias.

“É uma preocupação da gente que é mulher a questão da representatividade na política brasileira. Sabemos que ainda é muito baixa”, disse Cibele Benevides. O 5º Seminário “Mulheres no Sistema de Justiça: Desafios e Trajetórias” será realizado na sede do Tribunal Federal da 5ª região, entre os dias 11 e 12 de maio.

Participaram do encontro com a governadora as juízas federais Madja Moura, Luiza Dantas, Katherine Bezerra, Lianne Motta, além das secretárias estaduais Íris Oliveira, do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Olga Aguiar, da Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Controladoria Geral, Luciana Daltro.

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista