Cidades 24/04/2023 18:55
Adutoras viabilizam abastecimento em comunidades rurais de SGA
Adutoras Serrinha e Poço de Pedra viabilizaram o abastecimento de água para cerca de 8,7 mil habitantes da zona rural da cidade.
A conclusão de duas adutoras, neste mês de abril, viabilizaram o abastecimento de água para cerca de 8,7 mil habitantes da zona Rural do município de São Gonçalo do Amarante. As obras foram feitas em parceria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) com o Programa de Ações Estruturantes de São Gonçalo do Amarante (PAES).
As adutoras já estão em funcionamento e uma delas foi oficialmente inaugurada no último dia 15, pelo prefeito Eraldo Paiva.
As obras estão incluídas no SistemaAdutor de Maxaranguape, que bombeia a água por tubulações até as novas adutoras.
São elas, a de Serrinha, já inaugurada, e a de Poço de Pedra, que já funciona. A primeira beneficia cerca de 4,2 mil habitantes das comunidades de Serrinhas de Cima, de Baixo e do Meio, Capela e Riacho de Meio.
A outra atende, aproximadamente, 4,5 mil moradores em Poço de Pedra, Lagoa da Onça, Bela Vista e Genipapo.
As adutoras são frutos de um investimento de R$ 2,4 milhões do SAAE em equipamentos, tais como tubulações, conexões, quadros elétricos, bombas, subestações, entre outros.
O PAES foi responsável por contratar a empresa para executar a obra, em um aporte de R$ 3,450 milhões.
Os investimentos tiraram os moradores da zona rural da realidade de dificuldades e dependência por poços perfurados para a modernização do abastecimento de água.
“Agora, se tem muito mais comodidade, porque com poço tinha problema de uma hora estar ligado um ramal, aí parava para poder abastecer outro. Quando as pessoas tinham reservatórios em casa era interessante, mas quando não, tinha que se organizar um jeito. Antigamente, o pessoal me informou que era de dois em dois dias para a água chegar em um determinado lugar. Agora está jogando água direto”, explica o presidente da SAAE, Moacir Marinho.
Os próximos passos da SAAE são para ajustar instalações de residências que precisam se adequar às adutoras.
Como a pressão da água agora é maior, alguns sistemas de encanamento antigos não aguentam a força e necessitam de troca.
Há ainda outros serviços paralelos. Na adutora de Serrinha, duas novas caixas de armazenamento serão instaladas para aumentar a capacidade e aprimorar a distribuição.
O presidente da SAAE também de- terminou que duas motobombas se- jam instaladas ao lado da que já tem para que dois equipamentos funcionem ao mesmo tempo, melhorando o desempenho, e o terceiro fique na retaguarda quando houver problema.
“Essa novidade é muito boa para quem não tinha água todo dia e agora vai ter para qualquer necessidade. A gente está aproveitando, inclusive, para dizer ao pessoal que essa água é para habitação, não usar em derivação, de irrigação, porque consome mais do que precisa. É isso, vai ser muito bom, porque água é vida”, concluiu Moacir Marinho.
Fonte e foto: Assessoria
Descrição Jornalista
Síndrome do Tarzan: entenda fenômeno tóxico que tem afetado casais
04/10/2024 20:49