Comércio 19/04/2023 06:36

Produtores independentes de audiovisual têm até dia 20 de abril para inscrever obras na Mostra Sesc de Cinema

A uma semana do fim das inscrições, Mostra já tem 1052 obras cadastradas. Em 2022 foram mais de 1.600 obras de todas as regiões do Brasil

As inscrições para uma das principais iniciativas de incentivo ao cinema independente no Brasil, a Mostra Sesc de Cinema – MSDC, entram na reta final. Produtores de audiovisual têm até dia 20 de abril para enviar suas obras nas categorias de curta, média e longa-metragem.

Podem participar do concurso produções finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2021, que não tenham sido exibidas em circuito comercial.

A lista com as selecionadas será divulgada em agosto e as exibições ocorrerão entre outubro e dezembro de 2023. 

Serão selecionados para a Mostra Nacional 24 filmes, um de cada estado participante e do Distrito Federal, além de dez produções infanto-juvenis, que terão transmissão on-line.

Já os Panoramas Regionais terão exibição presencial no âmbito de seus estados.

As obras serão avaliadas por comissões estaduais formadas por profissionais do Sesc e especialistas convidados, além de uma curadoria especial que vai eleger as produções infanto-juvenis. 

“A edição passada da Mostra recebeu mais de 1600 obras e para este ano nossa expectativa é otimista, pois acreditamos que a nova onda criativa no meio cultural possa se refletir na Mostra Sesc”, destaca Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

Deste total, quase 100 obras foram originárias do Rio Grande de Norte, incluindo o curta premiado e de repercussão internacional “Sideral”, que representou o estado no Panorama Brasil da Mostra Sesc de Cinema 2022.  

O circuito contará, ainda, com ações formativas como cursos, oficinas e workshops sobre os diversos assuntos ligados ao audiovisual. 

Sobre a Mostra Sesc de Cinema 

Lançado em 2017, a Mostra Sesc de Cinema se consolida como um dos principais canais de incentivo e fomento ao cinema independente do país.

O projeto reúne produções que não conseguem encontrar espaço nos circuitos comerciais de cinema, dando visibilidade à produção cinematográfica brasileira e contribuindo para a promoção de novos talentos no setor de audiovisual. 

Fonte e foto: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista