Comércio 22/03/2023 06:42

Projeto Qualidade de Vida do Sesc RN promove saúde e bem-estar para os trabalhadores do comércio

As atividades vêm sendo realizadas desde julho do ano passado, beneficiando mais de 500 pessoas por mês.

Buscando atender uma necessidade de mercado, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) vem investindo, desde julho de 2022, no Projeto Qualidade de Vida, voltado para empresas dos mais diversos segmentos.

A ideia tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos funcionários e prevenir doenças ocupacionais, além de trazer bem-estar e conscientizar sobre a saúde no local de trabalho.

A iniciativa vem ao encontro de diversas pesquisas que apontam a necessidade de atentar para o bem-estar dos colaboradores dentro das empresas.

Por exemplo, um estudo da Happiness Business School em conjunto com a Reconnect – Happiness at Work, que apontou que, entre as prioridades dos profissionais brasileiros, cuidar da saúde mental e da saúde física vem em primeiro lugar, ficando à frente até mesmo de conquistar sonhos profissionais ou ganhar mais dinheiro.

A relação de importância desses pontos para a vida dos trabalhadores, incentiva a criação de ambientes de trabalho baseado na segurança psicológica e no bem-estar do colaborador. 

Para as empresas, os benefícios gerados ao implementar um programa de qualidade de vida para seus funcionários podem ser sentidos, por exemplo, no aumento das taxas de atração e retenção de talentos e na redução da taxa de rotatividade e de absenteísmo.

O Work Institute Retention Report 2019, aponta que o desequilíbrio entre vida profissional e pessoal é o motivo de 12% dos pedidos de demissão no mundo.

Já em outra pesquisa, da Statista, 72% dos candidatos afirmaram que a qualidade de vida é um fator muito importante a se considerar para entrar ou se manter em um trabalho. 

Outra vantagem na aplicação do projeto está no aumento da produtividade e do engajamento dos colaboradores.

Afinal, quando as pessoas gostam do lugar onde trabalham, há um ânimo adicional para fazer as coisas acontecerem e contribuir com o crescimento do negócio.

Uma pesquisa realizada por um grupo de estudos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) apontou que uma boa gestão da qualidade de vida no trabalho torna os trabalhadores mais produtivos, saudáveis e comprometidos. 

E para comprovar essas pesquisas e estatísticas, há quatro meses o Restaurante Camarões aderiu ao Projeto Qualidade de Vida do Sesc RN, com 75 colaboradores assistidos mensalmente.

Uma das responsáveis pela implantação é a nutricionista Francisca Urbano de Araújo, que relata já observar pontos positivos entre os funcionários e para a empresa.

Ela cita uma diminuição no número de atestados e ausências, um aumento na produtividade e autoestima das pessoas depois da implantação das atividades desenvolvidas pelo Sesc, como: prática esportiva, palestras e ações em saúde. 

“O momento é muito associado ao lazer pelos colaboradores e há um entendimento de que faz bem para a saúde. Há relatos de pessoas que não tem a oportunidade de praticar uma atividade física em casa e aqui tem essa oportunidade, mesmo sendo o ambiente de trabalho. Como empresa, observamos menos queixas de indisposição, melhora na autoestima e rendimento, não apenas na produtividade, mas também no dinamismo como equipe”, diz. 

As empresas interessadas em levar o Projeto Qualidade de Vida do Sesc RN para seus colaboradores, devem entrar em contato com a equipe comercial do Sesc e agendar uma atividade experimental gratuita.

No dia marcado, a equipe ira até a empresa para apresentar todo o leque de serviços oferecidos pelo projeto e criar um calendário de ações que se adequem às necessidades da organização e dos seus colaboradores. 

Fonte e fotos: Assessoria

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista