Bancos 19/02/2023 09:15

André Lara Resende, cotado pelo PT para o Banco Central, confessa sonegação e contrabando

A informação é da coluna Radar da edição desta semana da revista Veja.

O economista André Lara Resende, um dos pais do Plano Real, admitiu os crimes de sonegação fiscal e contrabando na negociação de cavalos de raça.

A informação é da coluna Radar da edição desta semana da revista Veja.

Segundo a publicação, Lara Resende confessou os crimes para selar um acordo com o Ministério Público Federal no fim de 2020.

multa paga pelo economista para encerrar o caso foi de R$ 6,2 milhões.

A Veja teve acesso ao documento, que afirma que “o referido investigado manifestou seu interesse no acordo, apresentou relato dos fatos em forma de confissão formal da prática da infração penal.”

O acordo com o MPF garantiu, ainda, que o caso não constasse nos antecedentes criminais de Lara Resende.

A revista ainda aponta que o caso pode resvalar no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Às turras com o presidente do Banco CentralRoberto Campos Neto, por causa das metas de inflação e da elevada taxa básica de juros, a Selic, Lula e o PT cogitariam substituí-lo justamente por Lara Resende, de acordo com a coluna.

Lara Resende e Lula estão sintonizados sobre os juros

O economista tem se aproximado de posições caras ao PT e a Lula. Integrou o governo de transição e foi cotado para os ministérios da Fazenda e do Planejamento.

Quando o então presidente eleito escolheu Fernando Haddad para comandar a economia, fez de tudo para emplacar Lara Resende no Planejamento para servir de “contraponto técnico” ao ex-prefeito de São Paulo.

Mesmo recusando o convite, ele segue alinhado a Lula.

O exemplo mais recente é sua crítica à Selic, que considera muito alta.

“A taxa de juros básica hoje de 13,75% está correta? Na minha opinião, não, está profundamente errada. Assim como acho que a taxa muito baixa, abaixo de 3% também estava errada”, disse o economista em entrevista ao Canal Livre, da TV Bandeirantes.

 

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista