Serviços 12/11/2022 09:15

Serviços crescem 0,9% em setembro, diz o IBGE

O setor de serviços se encontra 11,8% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e alcança o novo ponto mais alto da série histórica, superando novembro de 2014.

Em setembro de 2022, o volume de serviços no Brasil cresceu 0,9% frente a agosto, na série com ajuste sazonal.

O setor de serviços se encontra 11,8% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e alcança o novo ponto mais alto da série histórica, superando novembro de 2014.

Período Variação (%)
Volume Receita Nominal
Setembro 22 / Agosto 22* 0,9 0,5
Setembro 22 / Setembro 21 9,7 16,5
Acumulado Janeiro-Setembro 8,6 16,5
Acumulado nos Últimos 12 Meses 8,9 16,2
*série com ajuste sazonal

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com setembro de 2021, o volume de serviços avançou 9,7%, décima nona taxa positiva consecutiva. No acumulado do ano, o volume de serviços subiu 8,6% frente a igual período de 2021.

O acumulado nos últimos doze meses passou de 9,0% em agosto para 8,9% em setembro, mantendo a trajetória descendente iniciada em abril de 2022 (12,8%).

Ao avançar 0,9% em setembro de 2022, o volume de serviços registra o quinto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 4,9%. Com isso, o setor de serviços alcança o novo recorde histórico, superando novembro de 2014, que agora está 0,7% abaixo de setembro de 2022.

O volume de serviços está 11,8% acima de fevereiro de 2020, o patamar pré-pandemia.

A alta de 0,9% do volume de serviços de agosto para setembro de 2022 foi acompanhada por três das cinco atividades investigadas.

Os destaques foram para informação e comunicação (2,0%), que registrou o terceiro resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 4,1%.

As demais expansões vieram dos serviços prestados às famílias (1,0%) e dos profissionais, administrativos e complementares (0,2%).

O primeiro setor emplacou o sétimo crescimento seguido, período em que assinalou um ganho acumulado de 11,7%; e o segundo mostrou um comportamento mais modesto, com ganho agregado de 0,3% nos dois últimos meses.

Em sentido oposto, os transportes (-0,1%) e os outros serviços (-0,3%) exerceram as influências negativas de setembro. O primeiro interrompeu uma sequência de quatro taxas positivas e o segundo devolveu uma pequena parte do avanço 7,7% verificado em agosto.

média móvel trimestral foi de 1,1% no trimestre encerrado em setembro de 2022 frente ao mês anterior, mantendo a trajetória ascendente desde julho de 2020.

Em setembro de 2022, o volume do setor de serviços avançou 9,7% frente a setembro de 2021, décima nona taxa positiva seguida. Houve expansão em todas as cinco atividades e crescimento em 63,3% dos 166 tipos de serviços investigados.

Entre os setores, o de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (15,3%) exerceu a principal contribuição positiva sobre o volume total de serviços. Os demais avanços vieram dos serviços de informação e comunicação (6,0%); dos profissionais, administrativos e complementares (6,9%); dos prestados às famílias (17,8%) e de outros serviços (2,6%).

acumulado do ano, frente a igual período de 2021, foi de 8,6%, com quatro das cinco atividades de divulgação apontando taxas positivas e crescimento em 65,7% dos 166 tipos de serviços investigados.

Entre os setores, a contribuição positiva mais importante veio de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (14,1%), impulsionado pelo aumento das receitas nos segmentos de transporte rodoviário de cargas; transporte aéreo de passageiros; rodoviário coletivo de passageiros; gestão de portos e terminais; e navegação de apoio marítimo e portuário.

Os demais avanços vieram de serviços prestados às famílias (30,3%), profissionais, administrativos e complementares (7,6%); e informação e comunicação (3,2%).

Deu no Portal do IBFE

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista