História 28/09/2022 07:30

Era só o que faltava: Vasco recebeu o nome de “assassino em série que tinha birras violentas sob a mira de uma arma”, diz jornal britânico

"Historiadores sugerem que a façanha do aventureiro português está imortalizada na camisa de Vasco da Gama, a faixa que representa sua rota para a Índia. No entanto, a maior conquista de Da Gama é ofuscada pela crueldade que ele mostrou em alto mar", escreve o jornal.

Em reportagem publicada na terça-feira (27/9), o jornal britânico “Daily Star” cita o Vasco da Gama como um dos gigantes do futebol brasileiro, que “conquistou o Brasil e a América do Sul no passado”. A matéria, porém, não foca no mérito esportivo, mas no caráter do navegador português que deu o nome ao clube carioca.

“Historiadores sugerem que a façanha do aventureiro português está imortalizada na camisa de Vasco da Gama, a faixa que representa sua rota para a Índia. No entanto, a maior conquista de Da Gama é ofuscada pela crueldade que ele mostrou em alto mar”, escreve o jornal.

O “Daily Mail” cita o trabalho do historiador Jean-Baptiste Prashant More:

“Vasco da Gama cometeu alguns dos crimes mais hediondos. Em 1º de outubro de 1502, ele impiedosamente ordenou a morte de 700 peregrinos inocentes de Malabar (na Índia). Metade dos peregrinos era composta por mulheres e crianças.”

Alguns relatos citam o “temperamento incontrolável” de Vasco da Gama e que ele tinha uma tendência a matar seus oponentes difíceis por causa de suas “birras violentas” nas negociações comerciais. Outros relatos compartilham histórias de tomada de reféns e ameaças de civis com armas.

Apesar desses crimes hediondos, Vasco da Gama foi celebrado na Europa graças à sua conquista histórica que fundiu os dois continentes da Europa e da Ásia por mar.

O clube brasileiro, entretanto, não é o único entidade a receber o nome do explorador português – uma cratera na Lua também leva o seu nome.

Deu em Page Not Found

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista