Eleições 26/09/2022 08:00

Como os conceitos de voto envergonhado e espiral do silêncio se aplicam às eleições de 2022

Segundo especialistas, rejeições de Lula e Bolsonaro levam parte dos eleitores a esconder a preferência de voto em público

Diante de uma eleição presidencial polarizada entre candidatos com grande rejeição, especialistas ouvidos pela CNN apontam que as urnas podem revelar um voto que, em público, é “silenciado”: o voto envergonhado.

O fenômeno ocorre quando eleitores optam por esconder suas preferências durante a campanha com receio de uma suposta reação negativa das pessoas, explicam especialistas.

O cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Cláudio Couto afirma que essas pessoas tendem a silenciar em público.

No entanto, demonstram sua preferência privadamente nas urnas.

“Eu silencio quando tenho que falar com os outros, me posicionar dentro do grupo, assumir uma postura pública, mas não necessariamente vou ficar quieto quando estiver ali só comigo mesmo e podendo expressar a minha real crença”, comenta.

Por isso, institutos de pesquisa tentam mensurar se o voto envergonhado pode ser responsável por uma subnotificação nas intenções de voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e no presidente Jair Bolsonaro (PL) em pesquisas eleitorais.

Ricardo Rosado de Holanda


Descrição Jornalista